O Governo de São Paulo está aumentando o apoio presencial para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para 26 postos do Poupatempo, por conta da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. E os Poupatempo contarão com sala sensoriais na capital, interior e litoral.
Ciptea é um serviço digital e gratuito solicitado através do site ciptea.sp.gov.br. O documento solicitado pode ser impresso em equipamentos domésticos, para não precisar se deslocar em algum Poupatempo. Todos os postos do Poupatempo tem orientação para preenchimento do cadastro e emissão das carteiras para pessoas autistas.
A expansão da emissão das carteiras e do atendimento com salas sensoriais será feito nos postos Poupatempo do Canindé, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa e Santo Amaro, na capital, e nas unidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas Shopping, Carapicuíba, Diadema, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté.
As salas sensoriais são espaços silenciosos de acolhimento, com equipes especializadas para o atendimento de pessoas autistas e neurodivergentes. É um espaço com abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais e fazer com que os ambientes sejam confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido. O serviço também tem quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.
E nesta segunda-feira (18) o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, inaugurou uma sala sensorial e a emissão presencial no Poupatempo de Santo Amaro, na capital. À tarde, foi a vez do Poupatempo de Santos oferecer os serviços.
“Este é mais um passo muito importante da gestão estadual em prol da inclusão das pessoas autistas, que têm tido os seus direitos reconhecidos e reforçados por meio do desenvolvimento de políticas públicas que as beneficiem diretamente”, destacou o secretário.
Ciptea
A carteira oficial de identificação para pessoas com TEA atende a normas da lei federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, promulgada pelo Governo de São Paulo em março. A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril pelo decreto estadual 67.634.
A Ciptea é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o documento desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital. As solicitações podem ser feitas através do portal Ciptea (ciptea.sp.gov.br), criado pela Prodesp – a empresa de tecnologia do Governo de São Paulo –, que já emitiu 17 mil carteiras desde abril.
A carteira visa facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista.