
A Prefeitura de Piracicaba trabalha na elaboração de um decreto de situação de emergência em saúde pública em função do aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente, entre crianças. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a ação, além de emitir alerta à população, permite ao município a adoção de medidas de resposta “mais ágeis e eficazes”.
A pasta afirma que aumento de casos se dá pela circulação de vírus comuns nessa época de mudança de temperatura, como Covid-19 e Influenza, inclusive H1N1, mas, principalmente do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), cuja incidência é maior entre o público infantil.
Atualmente, há 13 crianças aguardando vagas de enfermaria e 2 aguardando vaga de UTI em Piracicaba.
A pedido da Secretaria de Saúde, os hospitais dos Fornecedores de Cana (HFC) e a Santa Casa de Piracicaba ampliaram a oferta de leitos para o atendimento à SRAG, disponibilizando mais 17 leitos dedicados exclusivamente ao atendimento às crianças com SRAG, divididos em enfermaria, UTI pediátrica e UTI neonatal.
A secretaria informou que tem monitorado a situação e está tomando as medidas necessárias para seguir fornecendo a melhor estrutura possível à população.
“O importante, nesse momento, é manter a atenção e os cuidados, principalmente com as crianças, evitando contato com pessoas com sintomas gripais e não levar crianças pequenas onde haja aglomerações”, ressaltou o secretário de Saúde de Piracicaba, Secretário de Saúde de Piracicaba, o vice-prefeito, Sérgio Pacheco.
A orientação da pasta é que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima.