
O Centro de Detenção Provisória (CDP) “AEVP Renato Gonçalves Rodrigues”, de Americana, realizou uma ação de combate à dengue, junto a servidores internos e externos da unidade, com participação de presos e funcionários.
Intitulada “Dia D Contra a Dengue”, a iniciativa promovida em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), buscou reduzir os focos do mosquito transmissor da doença ─ Aedes aegypti ─ dentro da unidade.
Entre a série de atividades de conscientização e prevenção, um dos principais pontos foi a elaboração e distribuição de um folder informativo, divulgado tanto em pontos estratégicos dentro da unidade quanto nos canais internos de comunicação. O material alertou os servidores sobre os cuidados necessários para evitar o acúmulo de água, propício a criar focos de dengue.


As atividades com participação dos presos contou com a colaboração dos reeducandos do regime semiaberto do Centro de Ressocialização (CR) de Sumaré, que atuaram na parte externa da unidade, sob vigilância dos policiais.
Dentro da unidade, os presos realizaram um mutirão de limpeza para eliminar possíveis focos do mosquito, além de espaços propícios à acúmulos de água parada, especialmente em locais expostos a chuvas.
O Dia D contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Americana que, em alinhamento com a Unidade, já providenciou a nebulização com inseticida nas proximidades do local.