Cerca de 1.000 pessoas vestidas de lilás, de todos os gêneros e idades, participaram no último domingo (24) de manhã da “Caminhada Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, pelas ruas do Jardim Amanda, em Hortolândia.
Promovida pela Prefeitura, a ação de conscientização e mobilização social fez parte da programação do “Agosto Lilás”, o mês de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em todo o Brasil.
Ato na concentração
A concentração aconteceu logo cedo em frente à Regional do Jardim Amanda (na Rua Antônio Francisco Lisboa, nº 576). O trajeto do passeio temático levou o grupo até a feira livre do bairro, na Avenida Brasil, e incluiu a soltura de centenas de balões coloridos.
Para o vice-prefeito Cafu César, que participou da caminhada, o encontro foi um sucesso e marcou a luta da comunidade contra a violência doméstica e de gênero. “Nós não queremos aqui as nossas mulheres sendo violentadas, sendo agredidas, sendo desvalorizadas. De forma alguma. Nosso recado aqui hoje é que queremos uma cidade em que prevaleça o amor, o respeito, o ser humano. Queremos paz, queremos desenvolvimento, crescimento, mas acima de tudo queremos respeito”, afirmou o vice-prefeito hortolandense.

Programação continua
A campanha acontece ao longo do mês com várias atividades educativas em escolas, unidades de saúde e espaços públicos. E a programação do “Agosto Lilás” 2025 prossegue em Hortolândia nesta última semana do mês. Nesta segunda-feira (25), houve uma palestra para jovens aprendizes. A mesma palestra se repete nesta quarta e sexta-feira.
Nesta terça (26), acontece uma roda de conversas com usuários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Santa Clara, às 9h. O encontro é aberto ao público em geral.
E na sexta-feira (29), encerrando a programação especial preparada pela Prefeitura, acontece às 13h30 uma roda de conversas sobre violência de gênero no CRAS do Jardim Brasil, também aberta à comunidade em geral.

Em Hortolândia
A cidade tem diversas ações recentes em defesa das mulheres e meninas. No ano passado, a Prefeitura entregou a obra de ampliação do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, na região central. O atendimento do CRAM pode ser acionado presencialmente ou por meio dos canais da Secretaria de Inclusão.
Em 2022, foi inaugurada a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Hortolândia. Localizado na Rua Benedicta Pires de Assis, nº 88, no Remanso Campineiro, o espaço passou por reformas e adequações para atender às normas da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
O Município tem reforçado ainda a importância do canal telefônico gratuito “Disque 180”, que funciona 24 horas por dia e recebe denúncias de forma anônima.

A campanha
A campanha foi criada ao nível nacional em alusão à “Lei Maria da Penha”, sancionada em 07 de agosto de 2006 em resposta à necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil.
Em São Paulo, o “Agosto Lilás” foi instituído oficialmente pela Lei Estadual nº 4.969/2016, para intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra as mulheres e meninas.