O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Americana necessita de doadores de sangue de todos os tipos para ajudar mais vidas. Nesta semana, o centro também está procurando doadores para Jose Armando Baz Avancini.
Em Americana, o espaço, que coleta e armazena sangue para alguns hospitais de Americana e Santa Bárbara d’Oeste, fica localizado na Praça Francisco Matarazzo, Nº 60, no Vila Galo, ao lado do Hospital São Francisco, de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30.
Em Campinas, o espaço para receber os doadores fica localizado na Avenida Júlio Mesquita, 571, no Cambuí. O espaço funciona num horário diferente, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h e de sábado das 8h às 12h.
Quem pode doar?
Para doar sangue é necessário:
- Ter entre 16 e 67 anos de idade (adolescentes deverão estar acompanhados dos pais e/ou apresentar um formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto dos responsáveis);
- Ter acima de 50 kg;
- Não estar de jejum;
- Não ter se alimentado de alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação;
- Estar em boas condições de saúde;
- Caso tenha feito tatuagem, colocado piercings ou feito algum procedimento estético, é necessário esperar até seis meses após o procedimento para fazer a doação.
Em caso de uso diário de algumas medicações ou de outros procedimentos de saúde, é possível entrar em contato com o banco de sangue e questionar a possibilidade de doação. Dúvidas podem ser tiradas pelos números (19) 3754-1310 ou (19) 98122-1020.
Como doar?
Para doar, o doador que esteja apto entre os itens da listagem, deve ir até o local apenas munido de documento oficial com foto (RG ou CNH).
No local, o doador é destinado para uma sala de triagem para verificação da possibilidade de doação e se estiver apto, será destinado em uma sala para a coleta do sangue.