quarta-feira, 28 janeiro 2026
REDE DE APOIO

Centro TEA Paulista amplia funcionamento e passa a atender 24 horas por dia

Atendimento remoto noturno e operação ininterrupta reforçam apoio a pessoas com autismo no estado de São Paulo
Por
Nathalia Tetzner
O suporte é técnico, emocional e remoto. Foto: Governo de SP

O Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista) Paulista ampliou sua operação e passou a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, reforçando a rede de apoio às pessoas com autismo no estado de São Paulo.

Sobre o centro de atendimento
A medida é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e consiste no suporte remoto durante o período noturno, das 18h às 8h, além de garantir regime ininterrupto de funcionamento em fins de semana e feriados.

De acordo com o secretário Marcos da Costa, a ampliação do atendimento permite que pessoas com autismo e seus familiares tenham acesso a suporte especializado em diferentes situações.

“Nós temos profissionais da área da psicologia, assistência social e jurídica para que a pessoa com autismo ou seus familiares possam ser beneficiados pelo atendimento especializado, até mesmo, em caso de crise durante a madrugada”, explica o secretário.

O local funciona como um centro de atendimento e acolhimento. Foto: Governo de SP

Metas e expectativas
O objetivo da ampliação é oferecer um canal de acolhimento para situações de crise ou incerteza, com atendimento realizado por telefone ou videochamada.

Atualmente, as famílias contam com uma equipe de 17 profissionais de prontidão, entre psicólogos, assistentes sociais e assessores jurídicos, disponíveis para atendimento remoto.

Marcos da Costa também comentou sobre a atuação do Centro TEA Paulista no cenário nacional.

“O Centro é, de fato, inovador. Algo único no Brasil. Nós temos recebido governos de outros estados para conhecer nossa atuação, assim como as prefeituras, porque foi moldado para trabalhar em diversas vertentes de acolhimento”, declara Costa.

Inaugurado em junho de 2025, o complexo, que abriga também o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, já superou a marca de quatro mil atendimentos realizados.

Além da orientação sobre benefícios e direitos, o espaço atua como base de articulação para os 645 municípios paulistas, oferecendo suporte técnico e emocional fora do horário comercial.

Logísticas
O secretário de Estado detalhou as diferentes frentes de atuação dos profissionais que integram o Centro TEA Paulista.

“Valorizamos a parte de emprego, esportes, assessorias e fisioterapia porque também é um Centro de direitos. Temos uma área de pesquisas realizadas por diversas universidades a partir do trabalho exercido pelo Centro TEA Paulista”, afirma o secretário.

Rede de apoio estadual
Segundo Marcos da Costa, o fortalecimento das políticas públicas passa pela atuação conjunta entre o governo estadual e as administrações municipais.

“Nós entendemos que, fortalecendo as prefeituras, nós fortalecemos a rede de apoio às pessoas autistas. Então, também oferecemos qualificações para servidores públicos de acordo com as respectivas áreas de atuação”, comenta Costa.

Serviço
Em caso de necessidade de orientação, o atendimento remoto está disponível pelo telefone (11) 3116-7406.

O serviço é voltado para pessoas com autismo, pessoas com outras deficiências e seus cuidadores.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também