
A Prefeitura de Campinas manteve o funcionamento dos Centros de Saúde nesta sexta-feira (2), ponto facultativo, e no sábado (3), como forma de reforçar o atendimento à população com sintomas respiratórios e aliviar a pressão sobre os hospitais da rede municipal. A medida foi divulgada nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do município.
Atendimento nos dois dias
Na sexta-feira, todas as unidades de saúde funcionarão normalmente. No sábado, o atendimento será realizado nas unidades que já operam rotineiramente nesse dia, das 7h às 13h. A iniciativa foi motivada pelo aumento sazonal de doenças respiratórias, que eleva a procura por atendimentos ambulatoriais, principalmente entre o público infantil.
Hospitais recebem reforço de leitos infantis
Entre abril e agosto, é comum o crescimento na demanda por atendimentos de crianças com problemas respiratórios. Em alguns casos, há necessidade de internação e suporte com oxigênio. Desde março, a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Rede Mário Gatti, vem ampliando o número de leitos pediátricos para atender esse cenário.
Foram abertos até o momento 15 leitos infantis: seis de UTI pediátrica no Hospital Mário Gattinho (ativados em 25 de abril), cinco de UTI no Hospital Ouro Verde e quatro (sendo dois de UTI e dois de enfermaria) na Irmandade de Misericórdia. A pasta também negocia com o Hospital Samaritano a contratação de mais quatro leitos de UTI infantil.
Outras ações de reforço na rede
Além dos novos leitos, a Secretaria adotou medidas internas como a reorganização das escalas médicas e a suspensão das férias dos profissionais que atuam no atendimento de pacientes respiratórios durante os meses de maio, junho e julho.
Medida também vale para Corpus Christi
A programação especial de funcionamento das unidades de saúde se repetirá no feriado de Corpus Christi. Os Centros de Saúde atenderão normalmente na sexta-feira, 20 de junho, e as unidades que operam aos sábados estarão abertas no dia 21, das 7h às 13h.
Unidades com atendimento aos sábados
As seguintes unidades funcionam rotineiramente aos sábados: Aeroporto, Parque Valença, Jardim Florence, Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Aurélia.
Vacinação contra gripe e orientações preventivas
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe, disponível nos 68 centros de saúde da cidade para os grupos prioritários. Também orienta a adoção de medidas preventivas, como higiene frequente das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara em caso de sintomas e a preferência por ambientes ventilados. A pasta ainda recomenda evitar levar crianças a locais fechados, como shoppings, durante este período.