A tão aguardada “Caminhada Outubro Rosa Novembro Azul” 2024, realizada neste sábado (26), a partir das 8h, teve a participação de cerca de 1200 pessoas, segundo a assessoria da Prefeitura de Nova Odessa. A concentração aconteceu em frente ao Paço Municipal (na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro), sendo o trajeto até a Praça Central José Gazzetta, na Avenida Carlos Botelho. A participação foi livre e gratuita, aberta a toda a população de Nova Odessa e região.
Neste ano, as camisetas personalizadas da ação de conscientização em prol da Saúde da Mulher e da Saúde do Homem foram por uma lata de leite em pó de 380g ou 400g, um pacote de fraldas descartáveis ou um pacote de fraldas geriátricas tamanhos G ou GG. De acordo com informações da assessoria, a quantidade de produtos arrecadados só serão divulgados na terça-feira (29), devido ao ponto facultativo da segunda-feira (28), – Dia do Servidor Público.
“Quero agradecer profundamente todos os patrocinadores e apoiadores do evento e principalmente o trabalho das voluntárias do Fundo Social de Solidariedade, que trabalharam incansavelmente para que este evento aconteça da melhor forma. E para abrilhantar ainda mais esta ação, nossas voluntárias confeccionaram manualmente centenas de rosas, que serão distribuídas na caminhada de amanhã”, afirmou a presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade, Rose Miranda.
MUTIRÕES DE MAMOGRAFIAS
Fechando o extenso cronograma de ações deste “Outubro Rosa” 2024, a Prefeitura de Nova Odessa promove na próxima semana, quatro dias de “Mutirão de Mamografias” gratuitas para moradoras da cidade. Os 280 exames previstos vão acontecer em consultórios móveis (os “Mamamóveis”), em dois endereços, para públicos distintos.
Nos dias 29 e 30 de outubro (terça e quarta-feira), a partir das 8h, haverá atendimento em “Mamamóvel” no novo CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) da Prefeitura, para 140 pacientes de 40 anos ou mais com encaminhamento prévio e pré-agendamento junto à Rede Municipal de Saúde.
Já nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, também a partir das 8h, o Mutirão de Mamografias em “Mamamóvel” estará com “livre demanda” para mulheres de 60 anos ou mais no Fundo Social de Solidariedade/Espaço Melhor Idade. Serão, novamente, 70 exames por dia de atendimento.
Neste caso, não haverá necessidade de pré-agendamento ou encaminhamento de um médico da Rede Municipal de Saúde, bastando às idosas interessadas comparecerem no Fundo Social, localizado na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro (no antigo Clube Lítero).