sexta-feira, 30 janeiro 2026
TRANSTORNOS

Chuvas na região provocam enxurradas, queda de árvores e morte de motociclista; alerta segue para sexta (30) e sábado (31)

Levantamento aponta altos volumes de chuva em cidades da região e risco de novos temporais nos próximos dias
Por
Airan Prada e João Victor Viana
Árvores caíram em Limeira. Foto: Defesa Civil de Limeira

Diversas cidades da região foram afetadas pela forte chuva registrada na noite desta quinta-feira (29), com registros de enxurradas, quedas de árvores e morte. O alerta para tempestades segue nesta sexta-feira (30), com previsão de rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura).

Piracicaba registra alagamentos e morte em enxurrada
Piracicaba foi um dos municípios mais atingidos e registrou cerca de 70 milímetros de chuva em aproximadamente 40 minutos, de acordo com a prefeitura, volume considerado elevado para um curto período.

Um motociclista, identificado como Cristiano Gonçalves, de 53 anos, morreu após ser arrastado pela enxurrada na Avenida 31 de Março, no bairro Santa Mônica. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e constatou o óbito. A ocorrência foi registrada no plantão policial e as circunstâncias serão apuradas.

Trechos das avenidas 31 de Março e Armando de Salles Oliveira ficaram completamente alagados. Na Avenida Armando de Salles Oliveira, nas proximidades do Clube de Campo, a força da água provocou rompimento do asfalto e arraste de material pela pista. Em outros pontos, ruas foram tomadas pela água, veículos chegaram a ser arrastados e o trânsito ficou comprometido.

Limeira tem 55 mm e queda de árvores
Em Limeira, o volume registrado foi de 55 milímetros, segundo o Cemaden, concentrado principalmente durante a noite. O temporal causou pontos de alagamento e a queda de pelo menos 32 árvores em diversas regiões da cidade.

Houve registros de alagamentos na região da Ponte Preta, na passagem da CP Kelco, na rotatória da Avenida Laranjeiras e no Viaduto Monsenhor Gustavo Montovani. A Defesa Civil atuou durante a madrugada na desobstrução de vias e no atendimento de ocorrências envolvendo quedas de árvores. Com apoio do Departamento de Trânsito, os pontos de alagamento foram sinalizados. Segundo as informações divulgadas, não houve registro de vítimas.

Americana volta a ter reflexos do temporal
O temporal também teve reflexos em Americana. Seguidores da TV TODODIA enviaram vídeos que mostram a força da água no bairro Cidade Jardim, inclusive em vias próximas a um posto de combustíveis.

Na quarta-feira (28), as chuvas já haviam invadido casas, derrubado muros e causado danos ao asfalto em diferentes pontos do município, conforme ocorrências divulgadas anteriormente.

Campinas fecha bosque no Parque Valença 1
A Prefeitura de Campinas fechou, na manhã desta sexta-feira (30), o Bosque Ferdinando Tilli, no Parque Valença 1, na região do Campo Grande, devido ao acumulado de 101,4 milímetros em 72 horas na região Noroeste. A medida deve ser reavaliada após 24 horas.

O Decreto nº 24.175, de 27 de novembro de 2025, que trata da Operação Chuvas de Verão, estabelece o fechamento preventivo de áreas verdes de lazer quando o acumulado em 72 horas atinge 80 milímetros. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, chuvas intensas, ventos e solo encharcado podem provocar quedas de árvores, inclusive saudáveis, e a orientação é evitar visitantes nesses locais.

Segundo o Cepagri, ainda estão previstas tempestades pontuais, com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo. Foto: Rogério Capela/PMC

Alerta segue nesta sexta-feira
Segundo o Cepagri, ainda estão previstas tempestades pontuais, com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo, além de risco de altos acumulados e alagamentos em áreas suscetíveis. As condições devem persistir até sábado (31).

A orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante ventos fortes e procurar locais seguros. Emergências devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros pelo 193 e à Defesa Civil pelo 199.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também