segunda-feira, 25 novembro 2024

Cidades da região prorrogam a campanha de vacinação

Cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) prorrogaram a campanha de vacinação contra a gripe por conta da baixa adesão. Os municípios que prorrogaram a imunização até o próximo dia 15 foram Campinas, Hortolândia, Jaguariúna, Paulínia, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Valinhos e Vinhedo. A prorrogação do prazo atende à determinação do Ministério da Saúde, responsável pela campanha em todo o país.
O grupo prioritário para a vacinação é o de crianças, idosos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e em condições clínicas especiais.
Em Campinas, por exemplo, apenas 65,04% do público-alvo foi vacinado. As crianças e as gestantes foram as que menos se imunizaram.
A coordenadora do Programa de Imunização, Gabriela Marchesi, explica que ainda existe um mito de que a vacina pode ser prejudicial. “A vacina é 100% segura, feita de fragmentos do vírus. Gestantes e crianças têm a imunidade mais baixa e, diferente do pensam os pais, a vacina vai, sim, proteger os menores e os recém-nascidos da influenza”, explica Gabriela.
Em Hortolândia, 60,62% do público prioritário foi imunizado. O objetivo é alcançar 90%. No último dia 24 de maio foi confirmado o primeiro caso de Influenza em Hortolândia, neste ano. O paciente é uma criança de um ano de idade, do sexo masculino, que não havia sido vacinada. O menino adoeceu em abril, foi atendido no Hospital Municipal Mário Covas e já se recuperou.
De acordo com balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Paulínia, até o momento, a cobertura vacinal na cidade é de 77,%, com aproximadamente 13.666 doses já aplicadas, de um total de 17.609 pessoas incluídas no público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Em Santa Bárbara, até o momento, 23.171 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 52% de cobertura do público-alvo. As crianças e gestantes são os grupos menos vacinados com 29,37 e 28,18% de cobertura, respectivamente. Já o grupo dos idosos é o de maior cobertura, com 66,95%. A meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo prioritário.
Em Valinhos, a vacinação atingiu apenas 59%. A diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Valinhos,  Claudia Maria dos Santos, ressalta a importância dos grupos prioritários comparecerem aos postos de saúde para tomar a dose. “A vacina está disponível em todas as unidades básicas até o dia 15, de acordo com os horários de vacinação de cada unidade. Após o dia 18, o Estado abrirá para novas populações prioritárias”, explicou.
Além do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, em Vinhedo, a prefeitura está vacinando também os guardas municipais, policiais militares, bombeiros e policiais civis, que são profissionais que estão em contato direto com o público.
Em todos os municípios a população deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também