Campinas, Piracicaba, Sumaré e Limeira estão entre as 50 cidades que mais geraram empregos nos últimos 12 meses. Juntas, essas cidades somaram mais de 10 mil vagas geradas em diversas áreas de atuação.
Estatísticas
Os números são da Fundação Seade, responsável pelo sistema estadual de análise de dados, e tomam como referência as informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que é administrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Ainda de acordo com os dados, o estado de São Paulo foi a unidade da Federação com o maior saldo de vagas do país, representando uma parcela de 26% do total. É estimado que, nas regiões administrativas de Campinas, 40 mil vagas tenham sido geradas nos últimos meses.

Porém, o destaque fica para o município campineiro, em 10º lugar na lista com 4.861 oportunidades. Seguido de 3.962 em Sumaré, no 15º lugar, 1.485 em Piracicaba, na 39ª posição e 1.236 em Limeira, que ficou na 45ª colocação.
O que classifica as três cidades entre as 50 campeãs de empregabilidade do Brasil.
Aumento em todo o país
No ano passado, novembro apresentou um aumento significativo nas vagas de emprego do país. Naquele mês, Campinas apareceu em 8º lugar com 671 oportunidades e Sumaré em 17º com 383.
Fato que reforça o potencial econômico do interior paulista, especialmente no setor de serviços, o que mais cresceu no último ano, totalizando 205 mil vagas pelo território nacional.
Salários
Além do volume, a região também se destaca pela valorização profissional. No estado, o salário médio de admissão superou os 2.600 reais, valor acima da média nacional.
Com o setor de serviços aquecido e a indústria em expansão, a expectativa é que o interior paulista continue sendo o motor da geração de renda e oportunidades para 2026.




