domingo, 15 setembro 2024
QUEIMADAS

Cinco municípios paulistas enfrentaram focos ativos de incêndio neste sábado (31)

Equipes da Defesa Civil, bombeiros, brigadistas voluntários e grupos particulares trabalharam em todos esses locais para combater as chamas
Por
Felipe Gomes
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Cinco cidades do interior de São Paulo enfrentaram focos de incêndio ativos neste sábado (31), conforme informações da Defesa Civil do estado. De acordo com o órgão, os incêndios foram detectados em Morro Agudo e Pedregulho, na região de Franca; em Altinópolis e Franca, na área de Ribeirão Preto; e em Fernandópolis, que pertence à região de São José do Rio Preto.

Na semana passada, várias cidades do interior paulista enfrentaram focos de incêndio e densa fumaça. Com as grandes queimadas, dois trabalhadores de uma usina em Urupês perderam a vida ao tentar apagar um desses incêndios. Em resposta a essa situação, o governo de São Paulo criou um gabinete de crise para coordenar ações de monitoramento e controle da situação, além de iniciar uma operação especial neste fim de semana para lidar com as queimadas na região.

As queimadas causaram grandes prejuízos ao estado, como o fechamento temporário de rodovias e a perda estimada de 5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e 60 mil hectares de produção, conforme dados da associação patronal Novacana.

Até sexta-feira (30), a Polícia Civil prendeu dez pessoas suspeitas de envolvimento em incêndios criminosos no estado. Um dos detidos é um homem de 39 anos que ateou fogo em uma plantação de cana-de-açúcar em Pindorama, na região de São José do Rio Preto. Ele foi preso na última quinta-feira (29) após testemunhas relatarem que ele usou um isqueiro para iniciar o fogo em vários pontos da plantação. Ele foi capturado em flagrante, portando uma bicicleta, um isqueiro, uma caixa de fósforos, um maço de cigarros e dinheiro.

Além dele, foram presas duas pessoas em Franca, duas em Batatais, duas em São José do Rio Preto, uma em Jales, uma em Guaraci e outra em Salto. Outros dois homens foram autuados em Porto Ferreira por acender uma fogueira para limpeza da vegetação. Todos esses casos estão sob investigação, mas a polícia afirma que não há conexão entre eles.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta na última quinta-feira (29) sobre o alto risco de incêndios em quase todo o estado nos próximos dias, devido ao aumento das temperaturas e à baixa umidade do ar, fatores que elevam o risco de queimadas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também