segunda-feira, 23 dezembro 2024
EDUCAÇÃO

Cinco projetos de Etecs da região são classificados para edição 2025 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Alunos das Etecs de Campinas, Hortolândia, Limeira e Nova Odessa foram selecionados entre 300 projetos de instituições públicas e privadas de todo o Brasil
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Governo de SP

Cinco projetos de quatro Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da região farão parte de 14 projetos que representarão o Centro Paula Souza (CPS) na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A mostra contará com 300 projetos de estudantes matriculados nos últimos anos do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou Técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Ao todo, foram selecionados dois trabalhos da Etec Bento Quirino, em Campinas, um das Etecs de Hortolândia, Trajano Camargo, em Limeira, e Ferrúcio Humberto Gazetta, em Nova Odessa.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp), a Febrace tem como objetivo estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores, despertando novas vocações em ciências e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Campinas

Projeto: Incluza – Conexão e Acessibilidade para Pessoas com TEA
Autores: Júlia Karoline Miranda Lima, Gabriela dos Santos Monteiro, Samuel de Paiva Santana, Regina Morishigue Kawakami (Orientação), Glaucia Gisele Tenório (Coorientação)

Projeto: Millwisp: Sistema Inteligente Integrado para Prevenção de Doenças do Trato Urinário em Felinos
Autores: Julia Amorim Da Silva, Pedro Otávio Lima, Vinícius Melesque dos Santos, Marcelus Guirardello (Orientação), Wania Maria Battacini dei Santi (Coorientação)

Hortolândia

Projeto: Freezie – Sistema de Monitoramento Remoto e Inteligente para Conservação de Alimentos Refrigerados
Autores: Isabelle de Rezende Satim, Maria Eduarda Gomes Martins, Luiza dos Anjos Ponte, Priscila Batista Martins (Orientação), Juliana Maia Rosa Ferreira (Coorientação)

Limeira

Projeto: Biotingimento Têxtil: Corante Sintetizado a Partir de Pigmentos Microalgais e Cianobacterianos
Autores: Beatriz Larsen Gallicchio, Gislaine Aparecida Barana Delbianco (Orientação), Inessa Lacativa Bagatini (Coorientação)

Nova Odessa

Projeto: Mindtrack: Sistema de Comunicação e Monitoramento de Alunos com Crise
Autores: Sara Tiffany Santos Machado, Pedro Ferreira Nardele, Arthur Terassi Dantzger, Gislaine Fernanda Giubbina Araujo (Orientação), Lucas Serafim Parizotto (Coorientação)

Premiação

Durante a mostra, os projetos serão avaliados e os quatro melhores colocados em cada categoria receberão troféus, medalhas e certificados. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 28 de março de 2025. Diversas instituições públicas e privadas também oferecerão prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), programada para o mês de maio de 2025, nos Estados Unidos.

Na mesma semana, os 300 projetos serão exibidos na mostra virtual da Febrace. Os autores terão a oportunidade de divulgar suas ideias em formato online para o público em geral. Já na mostra presencial, os jovens poderão interagir pessoalmente com educadores, pesquisadores, patrocinadores e visitantes.

Confira a lista dos trabalhos selecionados para a Febrace 2025. As unidades estão listadas em ordem alfabética pelo nome do município onde estão localizadas

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também