
Neste domingo (24) Paulínia recebeu o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. A quadra coberta da Lagoa do João Aranha se transformou em uma grande sala de cinema, com direito a pipoca gratuita e sessões abertas ao público.
O furgão do CineSolar trouxe toda a estrutura necessária para o evento: 120 cadeiras, tela de projeção, caixas de som e, além disso, se transformou em uma estação móvel de ciência, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Educativo
O projeto ainda promove atividades educativas para mostrar ao público como funciona a transformação da energia solar em elétrica.
Segundo o produtor cultural Ricardo Martins, o CineSolar tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual, levando sessões gratuitas para cidades que não possuem salas de cinema. Atualmente, apenas 8% dos municípios brasileiros contam com esse tipo de equipamento.
Alcance
Em 12 anos de atividades, o CineSolar já passou por 23 estados e o Distrito Federal, alcançando mais de 750 municípios e aproximadamente 400 mil espectadores. Tudo isso utilizando exclusivamente energia solar, captada e armazenada em baterias de lítio no próprio furgão.
A iniciativa é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Paulínia, e realizada pela Brazucah Produções e pelo Governo do Estado de São Paulo.