Os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (30), um projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, sobre o aumento de 10% nos salário dos servidores municipais.
A propositura foi inclusa na ordem do dia através de pedido do vereador Juca Bortulucci (PV). O reajuste foi dividido em três meses, sendo pago da seguinte forma: 5% no mês de maio, 2,5% em setembro e mais 2,5% em dezembro. O aumento será calculado e aplicado sobre os vencimentos, salários, proventos e tabelas salariais vigentes no mês de abril deste ano.
O cartão auxílio-alimentação também aumenta, passando do valor de R$ 750 para R$ 830. Segundo o prefeito Rafael Piovezan (MDB), a medida visa equilibrar os impactos inflacionários verificados no período, conceder valorização com aumento real, ambos dentro da responsabilidade de manter o equilíbrio orçamentário e financeiro das contas públicas.
“Nenhum dos 19 vereadores conseguem fazer a retirada do parcelamento. Quero lembrar que não é uma situação que a gente não quer tentar. Já foi tentado lá atrás e não deu certo. Juridicamente é impossível”, disse o vereador Eliel Miranda (PSD).
O vereador Kifú (PL) solicitou que a sessão fosse suspensa para os parlamentares conversarem com os funcionários municipais que acompanham a sessão no Plenário e esclarecer sobre o assunto. O presidente da Casa, Paulo Monaro (MDB), convidou os servidores até a sala da presidência, antes do projeto ser aprovado.