
Resgate foi feito em empresa da zona rural
Uma situação inusitada mobilizou a Defesa Civil de Cosmópolis nesta segunda-feira (04). Uma cobra jararaca, com cerca de 1 metro e meio, foi resgatada nas instalações de uma empresa de tanque de resíduos, localizada no Sítio Cachoeirinha, zona rural da cidade, às margens da Rodovia SP-332 (Km 147, CMS 049).
Cobra estava viva dentro de equipamento
A serpente estava dentro de um tanque metálico transportado do litoral paulista até a cidade para manutenção. Ao abrir o equipamento, funcionários da empresa levaram um susto: encontraram a jararaca viva e em meio ao material. A Defesa Civil foi acionada imediatamente para realizar o resgate com segurança.
Espécie é comum na Mata Atlântica
A jararaca (Bothrops jararaca) é uma das espécies de serpente mais comuns da Mata Atlântica e também uma das principais responsáveis por acidentes com picadas no Brasil. No Estado de São Paulo, cerca de 80% dos casos envolvendo cobras envolvem essa espécie. Apesar disso, o aparecimento do animal nesse contexto chamou atenção dos agentes por não ser natural da região onde foi encontrada.
Animal foi devolvido à natureza
Após a captura, o animal foi devolvido à natureza em uma área de mata na região do bairro Carandina, local seguro e apropriado para soltura. A operação foi feita com técnica e sem riscos para os trabalhadores nem para o próprio animal.