quinta-feira, 27 fevereiro 2025
TRABALHO CONTINUA

Coden Ambiental informa telefone de plantão durante o período de Carnaval

Atividades serão retomadas na quinta-feira (06/03), com expediente normal, das 8h às 16h.
Por
Redação
Foto: Divulgação/Coden Ambiental

A Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, informa que não haverá atendimento ao público no período do Carnaval, na próxima segunda, terça e quarta-feira (dias 03, 04 e 05/03/2025). As atividades serão retomadas na quinta-feira (06/03), com expediente normal, das 8h às 16h.

Para casos de emergência que venham a ocorrer durante o recesso, como falta d’água ou rompimento de redes de água ou esgoto, será disponibilizado um plantão de atendimento pelo telefone gratuito 0800 771-1195.

Já a Coleta de Lixo Domiciliar ocorrerá normalmente, em todas as regiões da cidade, seguindo a programação regular, pela qual cada bairro da cidade é atendido três vezes por semana (exceto a região comercial central, que tem Coleta seis vezes por semana).

Durante os dias de festa, é comum que o volume de resíduos domésticos aumente, resultando em lixeiras mais cheias. Para evitar o acúmulo de lixo, a Coden recomenda que os moradores fiquem atentos aos horários de coleta e priorizem o uso das lixeiras pouco antes da passagem do caminhão.

A CODEN

Fundada em 1977 pela Prefeitura como Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa S/A, a empresa de economia é responsável desde 1980 pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) prestados aos novaodessenses. Desde 2018, responde também pela Coleta de Resíduos Sólidos (lixo comum).

Graças à inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 – Santo Ângelo e à construção da rede de distribuição da região do Pós-Anhanguera pela Coden em 2023, hoje Nova Odessa atende a 100% da população com abastecimento de água de qualidade, beneficiando seus 62 mil habitantes por meio de uma rede de distribuição de 295 km. A cidade atingiu assim, na atual gestão, a universalização do abastecimento.

Atualmente, 96% da população é atendida por uma rede de esgoto com mais de 279 Km de extensão, e 100% do esgoto coletado é tratado na ETE Quilombo, inaugurada em 2012 e ampliada posteriormente, que utiliza tecnologia holandesa para o tratamento de até 130 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade estimada para atender 80 mil habitantes – número superior à população de Nova Odessa. Dessa forma, a cidade tem contribuição praticamente “zero” para a poluição das bacias do Ribeirão Quilombo e do Rio Piracicaba.

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