Sexta, 28 Janeiro 2022

Coden assume lixo e muda a cobrança em Nova Odessa

Coden assume lixo e muda a cobrança em Nova Odessa

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto no município desde 1980, assume a partir desta quin
A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto no município desde 1980, assume a partir desta quinta-feira (10) a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos sólidos (lixo) até o aterro sanitário licenciado. A Coden diz ter distribuído nas residências um panfleto explicando os detalhes da mudança.

Uma das principais alterações para os moradores será a taxa do lixo - que atualmente é cobrada dentro do carnê do IPTU -, que será embutida nas contas de água a partir do mês de fevereiro.

O serviço da coleta de lixo será todo de responsabilidade da Coden, exceto em bairros de chácaras, cujo trabalho continuará sendo feito pela prefeitura.

Nos bairros onde a coleta será pela Coden, o morador receberá o carnê do IPTU sem a cobrança pelo recolhimento de lixo. E a primeira TMR (Tarifa de Manejo de Resíduos) virá na conta de água, com vencimento em fevereiro.

A estimativa da prefeitura é de que não haverá mudança para "quase 90% da população", que gera menos resíduos e paga hoje o valor menor. "Quem vai sentir são os grandes produtores de lixo, que hoje pagam o mesmo que os pequenos", detalha explica o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. Ongaro.

A TMR (Tarifa de Manejo de Resíduos) atende a recomendações do MP (Ministério Público), através do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), e também à lei 12.305/10, que instituiu a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

O cálculo da cobrança levará em conta o enquadramento das unidades (Residencial, Comercial e Industrial) e as faixas de consumo de água, por metros cúbicos.

Todo o procedimento tem a ciência da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e o modo de cálculo está definido pelo Decreto nº 3.934, publicado em 13 de dezembro no Diário Oficial do Município, que pode ser acessado no site www.novaodessa.sp.gov.br. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail coleta@coden.com.br.

A quantidade média prevista de resíduos a ser coletada por ano em Nova Odessa é de 16.500 toneladas.

 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/