Sem aulas presenciais há quatros meses, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Colégio Objetivo de Paulínia tomou a iniciativa de promover os Jinco (Jogos Interdisciplinares do Colégio Objetivo).
A intenção é integrar e aproximar os alunos, as famílias e os professores durante a pandemia, além de estimular as crianças e os adolescentes a se divertirem com os amigos da escola, ainda que virtualmente.
Voltados às turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, os Jogos serão realizados de 3 a 8 de agosto, com a segurança que o momento exige.
Para a escolha do logotipo foi realizada uma enquete que movimentou as redes sociais do colégio e a comunidade escolar na última semana. A opção escolhida pela maioria traz quatro silhuetas coloridas que representam movimento e integração, duas das principais apostas dos Jinco.
Os desafios serão postados diariamente no Facebook e no Instagram do Objetivo Paulínia. Os vencedores serão divulgados nas redes sociais do colégio.
Diariamente, os alunos receberão desafios e terão 24 horas para cumpri-lo e enviar vídeos da tarefa realizada. O primeiro deles, por exemplo, convidou os estudantes a exercitarem a criatividade e criarem “looks da quarentena”.
O segundo vai envolver a família na gravação de um vídeo inspirado no modelo preparado pelo corpo docente.
A diretora da escola, Cristina Minetto, destaca a importância das atividades integrativas. “Os Jinco irão resgatar atividades recreativas e motivar os alunos a brincarem de forma divertida. Envolver as famílias em atividades recreativas em tempos de pandemia é fazer com que pais e filhos se aproximem mais da vivência escolar”, avaliou a diretora.
“Nesses tempos de pandemia, em que as crianças estão em casa diante do computador quase que durante oito horas por dia e se esquecem do brincar, os Jinco são uma oportunidade de aliar o lúdico com o virtual”, avaliou a professora de educação física Luciana Kaiser, responsável pela coordenação dos jogos.
PAIS APROVAM
Os pais aprovaram a iniciativa. “A realização dos Jinco neste momento tão difícil é uma oportunidade de proporcionar aos alunos uma forma prazerosa de interagir, resgatando um singelo contato, mesmo que virtualmente”, disse Renata Lemos Dalan, mãe do aluno Leonardo, do 7º ano do colégio.