Depois de mais de cinco dias sem coleta de lixo, Limeira teve o serviço retomado nesta segunda-feira (6). O prefeito Murilo Félix (Podemos) anunciou que, após negociações com a empresa Tecipar, responsável pela coleta no município, os serviços foram retomados.
A interrupção na coleta ocorreu devido a débitos pendentes da administração anterior, do ex-prefeito Mario Botion (PSD), acumulados desde julho de 2024.
As principais reclamações começaram no início de dezembro e se estendeu por todo o mês. De acordo com o Executivo, os atrasos no repasses fizeram com que a empresa desligasse 24 funcionários e, desta forma, com o número menor de funcionários, os lixos se acumularam em diversos bairros da cidade, principalmente no final do ano com as datas comemorativas.
O acordo feito com a nova administração prevê a retomada dos pagamentos a partir deste mês.
“Sabemos que a suspensão do serviço causou grandes transtornos à população, mas conseguimos restabelecer o funcionamento regular da coleta de lixo”, afirmou Murilo Félix.
O Executivo informou ainda que até que a situação seja normalizada de fato, alguns pontos da cidade ainda apresentarão lixo acumulado. “A tendência é de que o cronograma continue o mesmo. Segunda, quarta e sexta para determinados bairros e terça, quinta e sábado para outras regiões”, informou a Prefeitura.
Em janeiro do ano passado, a então administração de Botion assinou um contrato para renovação do serviço prestado pela Tecipar, com vigência até o dia 31 deste mês, com valor de mais de R$ 38,3 milhões. Em 12 de dezembro, o Executivo assinou um contrato com valor aditivo de R$ 1,6 milhão.