quinta-feira, 25 abril 2024

Com 599 infectados, Americana intensifica combate à dengue

O crescente número de casos de dengue registrados na cidade levou a Prefeitura de Americana a anunciar ontem que vai intensificar o combate ao mosquito transmissor da doença, com ações de nebulização e orientação à população inclusive aos sábados.

Conforme o TODODIA revelou ontem com exclusividade, a cidade já vivencia uma epidemia da doença. Até a última quarta-feira Americana somava 272 casos confirmados pela Vigilância Epidemiológica. Ontem, esse número saltou para 599 pessoas infectadas, de acordo com os registros oficiais. Outros 416 suspeitas aguardam resultados de exames.

Além dos casos de dengue, estão confirmados na cidade também dois casos de febre chicungunya, outra arbovirose transmitida pelo mesmo mosquito. Outros 423 casos suspeitos já foram descartados este ano pelo Instituto Adolfo Lutz, que realiza a sorologia. A principal razão para o aumento dos casos, segundo a Secretaria de Saúde, é a circulação do sorotipo 2 do vírus da doença, que há aproximadamente dez anos não circulava na região.

A situação em 2019 é bem pior do que os últimos dois anos em Americana, quando foram registrados, no total, 33 casos de dengue. Em 2016 foram pouco mais de mil casos. Em razão do aumento no número de infectados neste ano, o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) anunciou que irá ampliar as ações de combate ao Aedes aegypti aos sábados, começando hoje.

Neste sábado, os trabalhos se concentram no Jardim Ipiranga, que receberá nebulização de inseticida e atividades operacionais dos agentes, que irão retornar nos imóveis que estavam fechados durante a visita feita durante a semana, para eliminação de possíveis criadouros.

ORIENTAÇÃO

Paralelamente a isso, o PMCD informou que também irá atuar com ações educativas e de esclarecimentos, no período da manhã uma equipe de agentes estará atuando junto à pastoral da criança, na igreja católica do bairro Parque da Liberdade. No período da tarde, a mesma equipe permanecerá nas dependências do Supermercado São Vicente, do bairro São Vito, à Rua João Bernestein, 630.

Região toda em alerta

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Monte Mor recebeu comunicado do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Campinas, classificando a cidade como “estado de alerta” para os casos positivos de dengue. Até ontem, eram 26 casos positivos e mais 16 suspeitas em investigação.

A situação também é complicada em praticamente todos os municípios da região. Somadas, as cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia já tinham confirmados 336 pessoas com dengue até a última quarta-feira. Em Campinas, onde as situação também já é de epidemia, havia 2.048 casos positivos até quinta-feira.

A diretora do Departamento de Vigilância de Monte Mor, Elaine Ap. Panzzani Silva reforça o pedido de colaboração dos moradores para eliminar os possíveis locais de criadouros. “Mosquitos não nascem em matos, os mosquitos nascem dos materiais descartados pela população e que acumulam água. Precisamos unir os esforços”, diz.

80% dos criadouros nas casas

A Secretaria de Saúde de Americana solicita à população para que colabore com os trabalhos dos agentes de controle da dengue, permitindo a entrada nos imóveis, além de evitar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água, locais onde o mosquito se reproduz – como latas, pneus, calhas entupidas, caixa d’água sem tampa, embalagens em geral, pratos de xaxins, entre outros.

O coordenador da Vigilância Ambiental de Americana, Antônio Jorge da Silva Gomes, pede apoio dos moradores. “Chamamos a atenção das pessoas para que cuidem de seus quintais, das suas casas, porque estatisticamente 80% dos criadouros estão dentro das residências”, afirmou.

Em caso de imóveis ou áreas suspeitas, a população deve contatar o SAC da prefeitura, pelo número 3475-9024. Em caso de suspeita da doença, a orientação é evitar a automedicação, já que os analgésicos à base de ácido acetilsalicílico podem provocar hemorragias.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também