Realizado na última quarta-feira (14), na sede do Corpo de Bombeiros em Americana, o treinamento do programa SP Sem Fogo, voltado à preparação de profissionais para o combate a incêndios durante o período de estiagem, contou com a participação de 59 integrantes da Defesa Civil de diversos municípios da região. A ação tem como objetivo a capacitação de brigadas de incêndio florestal, com foco na prevenção e no combate às queimadas.
A oficina preparatória ocorreu antes do período mais crítico e é promovida em todo o estado de São Paulo. O treinamento busca prevenir desastres e fortalecer a atuação dos agentes públicos que estão na linha de frente da proteção à população e ao meio ambiente.
Participaram representantes das Defesas Civis dos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Monte Mor. O comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros, Hudson Humphreys, destacou que “A ideia é capacitar os brigadistas e criar um grupo com plano de chamada, para que, em casos de ocorrências relevantes, possamos acionar essas pessoas rapidamente.”
Os brigadistas de incêndio são voluntários ou funcionários capacitados para atuar na prevenção e no combate a princípios de incêndio, além de orientar a população durante emergências. Eles não necessariamente fazem parte do Corpo de Bombeiros, podendo ser agentes públicos, como os da Defesa Civil, ou civis treinados após processo seletivo.
A capacitação aborda diversos temas, como monitoramento de riscos, uso de sistemas de alerta, atualização dos planos de contingência, estratégias de combate a incêndios, acionamento de aeronaves e a importância da comunicação com a população para evitar práticas que possam causar queimadas.

Diretor da Defesa Civil de Sumaré, Kleber Martins celebrou o retorno da cidade ao programa.
“É uma ação muito importante. Sumaré não participava mais desses treinamentos e agora volta a integrar esse planejamento para fortalecer a defesa do município.”
Já o coordenador da Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste, Paulo Barros, ressaltou a preparação da equipe para enfrentar os desafios da estiagem “Estamos atendendo às exigências da legislação e dos decretos, e também compartilhando nosso conhecimento com outras secretarias municipais.”
De Nova Odessa, quem participou da formação foi o coordenador Vanderlei Vanag, coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa, completou “O treinamento simboliza a união entre as Defesas Civis. Em caso de emergência, podemos acionar rapidamente as unidades de apoio.”
Além das ações institucionais, a população também deve adotar medidas preventivas, como não soltar balões, prática considerada crime pela legislação brasileira; Construção de aceiros em áreas rurais ou no entorno de residências para conter o avanço do fogo.
Além da limpeza de folhas secas de telhados e calhas, e roçada de terrenos; evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos ou eliminação de lixo; não jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias; e evitar fogueiras em áreas de risco.
Práticas suspeitas ou criminosas podem ser denunciadas anonimamente pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente à Polícia Militar, pelo 190.