sexta-feira, 19 abril 2024

Com frente fria, região se mobiliza para acolher população de rua

Prefeituras intensificam ações com abertura de abrigos e campanhas de doações junto da população 

Frio| Prefeitura de Hortolândia orienta pessoas em situação de rua a procurarem novo abrigo ( Foto: Divulgação)

Prefeituras da região estão mobilizando equipes e intensificando ações para oferecer abrigo e acolhimento à população em situação de rua, diante da anunciada onda de baixíssimas temperaturas prevista para começar nesta quarta-feira (28) em todo estado de São Paulo.

Depois de Americana, que anunciou na segunda-feira (26) a abertura de um abrigo temporário, com alimentação e banho, na Fidam (Feira das Indústrias de Americana) até o dia 3 de agosto para moradores em situação de rua, nesta terça-feira (27) a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste também divulgou a abertura de um abrigo extra para pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.

Além dos três abrigos já existentes em Santa Bárbara, que já prestam atendimento, também o Ginásio Municipal Vereador José Salves, no Jardim Pérola, está sendo disponibilizado para abrigar as pessoas encaminhadas pelas equipes de abordagem. Segundo a prefeitura, são oferecidas acomodações para dormir, vestiário para banho e refeições gratuitamente.

“A ação, já realizada de forma ininterrupta, será intensificada entre quarta (28) e a próxima terça-feira (3), quando as baixas temperaturas devem permanecer”, afirmou a administração, em nota.

A ação tem o apoio da Câmara, com esforços da Secretaria de Promoção Social, Secretaria de Esportes, Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, com a Guarda Municipal e Defesa Civil, além das entidades Associação Vinde à Luz e Associação Cidadã e Cidadão de Direito, e Centro Pop.

Além do acolhimento, a “Campanha do Agasalho” continua em Santa Bárbara. Roupas, cobertores e calçados são encaminhados às famílias que mais precisam e às pessoas em situação de vulnerabilidade.

As doações podem ser feitas em diversos pontos de arrecadação pela cidade (a lista completa está disponível no site oficial da prefeitura – www.santabarbara.sp.gov.br).

NOVO ABRIGO

Em Hortolândia, onde a prefeitura estima haver ao menos 83 moradores em situação de rua, a previsão da meteorologia também levou a uma intensificação nas ações de acolhimento à população em vulnerabilidade.

Nesta terça (27) e quarta-feira (28), o trabalho de abordagem e orientação a pessoas em situação de rua está sendo intensificado, com orientação aos necessitados para se dirigirem ao recém-inaugurado abrigo no bairro Remanso Campineiro.

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Dusce Oliveira, as pessoas que aceitarem ir serão levadas pela equipe até o abrigo. “Já para as pessoas que não quiserem ir para o abrigo, vamos distribuir cobertores”, salienta a gerente.

O abrigo foi inaugurado na última quarta-feira passada (21) e funciona diariamente a partir das 18h, na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40.

A prefeitura disponibiliza o local por meio de termo de contratação firmado com o Instituto Esperançar, que realizará o serviço de acolhimento por um período de seis meses.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, os usuários atendidos no abrigo têm cama, cobertores, local para higienização pessoal e também para cuidado dos animais de estimação, além de receberem gratuitamente jantar e café da manhã.

O serviço permite a entrada de pessoas até 20h, todos os dias da semana, também com horário definido para a saída no dia seguinte.

Quem quiser contribuir com o abrigo, fazendo doações ou, até mesmo, indicando onde há uma pessoa em situação de rua, pode telefonar para o número (19) 3897-4171.

A população também pode acionar o CREAS pelos telefones (19) 3897-4083, (19) 3909-4546 e (19) 3949-4653, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também