Terça, 26 Outubro 2021

Com frente fria, região se mobiliza para acolher população de rua

Com frente fria, região se mobiliza para acolher população de rua

Prefeituras intensificam ações com abertura de abrigos e campanhas de doações junto da população 

Frio| Prefeitura de Hortolândia orienta pessoas em situação de rua a procurarem novo abrigo ( Foto: Divulgação)

Prefeituras da região estão mobilizando equipes e intensificando ações para oferecer abrigo e acolhimento à população em situação de rua, diante da anunciada onda de baixíssimas temperaturas prevista para começar nesta quarta-feira (28) em todo estado de São Paulo.

Depois de Americana, que anunciou na segunda-feira (26) a abertura de um abrigo temporário, com alimentação e banho, na Fidam (Feira das Indústrias de Americana) até o dia 3 de agosto para moradores em situação de rua, nesta terça-feira (27) a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste também divulgou a abertura de um abrigo extra para pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.

Além dos três abrigos já existentes em Santa Bárbara, que já prestam atendimento, também o Ginásio Municipal Vereador José Salves, no Jardim Pérola, está sendo disponibilizado para abrigar as pessoas encaminhadas pelas equipes de abordagem. Segundo a prefeitura, são oferecidas acomodações para dormir, vestiário para banho e refeições gratuitamente.

"A ação, já realizada de forma ininterrupta, será intensificada entre quarta (28) e a próxima terça-feira (3), quando as baixas temperaturas devem permanecer", afirmou a administração, em nota.

A ação tem o apoio da Câmara, com esforços da Secretaria de Promoção Social, Secretaria de Esportes, Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, com a Guarda Municipal e Defesa Civil, além das entidades Associação Vinde à Luz e Associação Cidadã e Cidadão de Direito, e Centro Pop.

Além do acolhimento, a "Campanha do Agasalho" continua em Santa Bárbara. Roupas, cobertores e calçados são encaminhados às famílias que mais precisam e às pessoas em situação de vulnerabilidade.

As doações podem ser feitas em diversos pontos de arrecadação pela cidade (a lista completa está disponível no site oficial da prefeitura - www.santabarbara.sp.gov.br).

NOVO ABRIGO

Em Hortolândia, onde a prefeitura estima haver ao menos 83 moradores em situação de rua, a previsão da meteorologia também levou a uma intensificação nas ações de acolhimento à população em vulnerabilidade.

Nesta terça (27) e quarta-feira (28), o trabalho de abordagem e orientação a pessoas em situação de rua está sendo intensificado, com orientação aos necessitados para se dirigirem ao recém-inaugurado abrigo no bairro Remanso Campineiro.

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Dusce Oliveira, as pessoas que aceitarem ir serão levadas pela equipe até o abrigo. "Já para as pessoas que não quiserem ir para o abrigo, vamos distribuir cobertores", salienta a gerente.

O abrigo foi inaugurado na última quarta-feira passada (21) e funciona diariamente a partir das 18h, na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40.

A prefeitura disponibiliza o local por meio de termo de contratação firmado com o Instituto Esperançar, que realizará o serviço de acolhimento por um período de seis meses.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, os usuários atendidos no abrigo têm cama, cobertores, local para higienização pessoal e também para cuidado dos animais de estimação, além de receberem gratuitamente jantar e café da manhã.

O serviço permite a entrada de pessoas até 20h, todos os dias da semana, também com horário definido para a saída no dia seguinte.

Quem quiser contribuir com o abrigo, fazendo doações ou, até mesmo, indicando onde há uma pessoa em situação de rua, pode telefonar para o número (19) 3897-4171.

A população também pode acionar o CREAS pelos telefones (19) 3897-4083, (19) 3909-4546 e (19) 3949-4653, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 26 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/