domingo, 7 dezembro 2025
REFORÇO

Com a presença de Derrite, Bombeiros de Campinas recebem novo caminhão florestal

Primeiro veículo do tipo em São Paulo reforçará o combate a incêndios em áreas verdes; secretário Guilherme Derrite destaca modernização e parceria com o município
Por
Guilherme Pierangeli

O Corpo de Bombeiros de Campinas recebeu, nesta quarta-feira (22), um novo caminhão. Trata-se de um autotanque florestal do tipo Auto Bomba Salvamento Leve (ABL), o primeiro veículo do gênero no Estado de São Paulo. 

Avaliado em R$ 1,27 milhão, o equipamento foi doado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Proamb).

Caminhão foi doado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Seclimas. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA.

A entrega simbólica aconteceu na unidade do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros no Jardim do Lago, e contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e do prefeito, Dário Saadi.

Agilidade no atendimento
O veículo será usado em ações de combate a incêndios em áreas florestais e de difícil acesso, além de resgates em emergências. “É uma viatura com um conceito novo, que tem o seu atendimento mais rápido. Por ser um autobomba leve, ele chega mais rápido ao local”, explicou o representante dos Bombeiros. Ele ressaltou que o tempo de resposta em situações de urgência tende a cair significativamente. “Quando o tempo de atendimento diminui, o socorro acaba sendo mais rápido. É uma viatura que leva menos água, porém chega mais rápido”, detalhou O Comandante Diógenes, do Corpo de Bombeiros de Campinas.

Prefeito e secretário comentam
O prefeito Dário Saadi ressaltou que a doação representa o fortalecimento da parceria entre o município e o Corpo de Bombeiros. “A Prefeitura de Campinas, historicamente, é parceira do Corpo de Bombeiros e reforça ainda mais hoje essa relação com a doação dessa viatura. É uma viatura moderna, mais leve e ágil, que chega à ocorrência com mais rapidez e com uma quantidade de água considerável”, disse.

Guilherme Derrite, elogiou a iniciativa de Campinas e agradeceu a Prefeitura pela doação. ““O nosso objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos à população, seja na área da segurança pública, no atendimento de pronto-socorrismo ou no combate a incêndios. Esta viatura representa um reforço importante para Campinas, especialmente para o Posto do Jardim do Lago, fortalecendo o atendimento das ocorrências. Embora não seja uma unidade de resgate, pode atuar no primeiro atendimento e, principalmente, no apoio com água em casos de incêndio. Para nós, é uma grande satisfação e um momento de agradecer à Prefeitura.”

Secretário de estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, esteve no evento. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA.

Modelo
O caminhão, modelo Volkswagen Delivery 2024/2025, tem capacidade para 3 mil litros de água, e foi projetado especialmente para atuar em áreas de vegetação e terrenos acidentados.

Durante a cerimônia, também foi entregue a revitalização completa da Estação do Jardim do Lago, que passou por obras estruturais, incluindo novo telhado, reformas elétrica e hidráulica, drenagem do entorno e pavimentação do pátio. As melhorias foram viabilizadas com apoio da iniciativa privada e emenda parlamentar de R$ 180 mil.

Corpo de Bombeiros pode se tornar independnte
Durante o evento, Derrite comentou também sobre a possibilidade de tornar o Corpo de Bombeiros independente da Polícia Militar. “O Corpo de Bombeiros, por meio do seu Estado-Maior, está realizando um estudo avançado que prevê a emancipação da corporação, o que exige alteração na Constituição Estadual, por meio de uma PEC na Assembleia Legislativa. A proposta, inspirada em iniciativa anterior do então deputado Coronel Telhada, visa ampliar a estrutura da corporação com novos quartéis em municípios que ainda não possuem unidades, aumentar o efetivo, garantir mais autonomia e reduzir o tempo de resposta nas ocorrências, o que pode elevar as chances de sobrevida das vítimas. A proposta final será apresentada institucionalmente pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, com anuência do comandante-geral, coronel Coutinho, antes de ser encaminhada ao governador.”

Mais viaturas
Derrite ainda afirmou que até o final do ano cerca de 3 mil viaturas devem ser entregues em todo o estado para a Polícia Civil, Polícia Militar, e o Corpo de Bombeiros, sendo parte delas para a região.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também