
A Prefeitura de Piracicaba anunciou a intensificação de ações preventivas de trânsito, por meio do Comitê de Trauma, parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Segurança Pública. A meta do Comitê do Trauma é estabelecer ações em diversas áreas para impactar diretamente a redução do número de mortes no trânsito e de acidentes em geral, como explica o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Piracicaba, Rafael Ferreira.
Segundo dados do Infosiga, na comparação com os últimos 12 meses, Piracicaba é a terceira cidade do Estado de São Paulo com maior número de mortes no trânsito, atrás apenas de Sorocaba e Jundiaí. No ano passado, a cidade figurava no 1º lugar da lista. Na comparação dos períodos de janeiro e fevereiro de 2025 com os mesmos meses de 2024, os números também registram queda de óbitos nas vias municipais. Rafael ressalta que a prevenção é fundamental para reduzir ainda mais esses números.
“Trata-se de um trabalho conjunto, de união de forças, para que a gente possa prevenir os acidentes e, quando eles acontecerem, prestar o atendimento de forma rápida e adequada, visando ao restabelecimento rápido das vítimas à normalidade”, ressaltou Ferreira.
Alguns dos objetivos já traçados pelo Comitê do Trauma de Piracicaba estão no desenvolvimento de novas ações para diminuir em 20% o número de mortes por acidentes de trânsito nas vias municipais e em 15% nas rodovias que cortam a cidade, até o final do próximo ano.
“Isso passa por campanhas educativas em escolas, fiscalizações em pontos estratégicos da cidade e, principalmente, pela consciência de motoristas, motociclistas e pedestres sobre o papel de cada um nos cuidados relativos à condução segura”, pontuou o coordenador médico.
Otimizar o atendimento e criar prioridades é fundamental para que o Samu chegue mais rápido às ocorrências. Por isso, é importante também a conscientização das pessoas sobre o primeiro contato com o serviço, passando aos socorristas as informações corretas sobre o atendimento a ser prestado.