
A Guarda Municipal de Hortolândia ganhou, na última sexta-feira (31), o reforço de mais 31 agentes. A cerimônia de formatura da nova turma ocorreu no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, com a presença de autoridades, familiares e amigos dos formandos.
Segundo a Secretaria de Segurança, os novos guardas começam a atuar imediatamente nas diversas funções exercidas pela corporação. Eles foram aprovados no concurso público nº 02/2023 e integraram o Curso de Preparação para Guarda Municipal 4ª Classe, iniciado em agosto deste ano. A turma faz parte da segunda convocação do certame promovido pela Prefeitura.
Formação e ampliação do efetivo
Em junho de 2024, outros 24 candidatos da primeira turma já haviam ingressado na corporação. Com isso, o concurso de 2023 soma agora 55 novos integrantes à força municipal de segurança.
A formação dos grupos seguiu a Matriz Curricular Nacional de Formação das Guardas Municipais, definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Cerimônia e discursos
Durante a solenidade, o prefeito Zezé Gomes destacou a importância da chegada dos novos guardas e os investimentos realizados pela administração municipal no setor.
“É uma honra estar aqui presente nesta cerimônia que celebra a integração destes novos agentes da Guarda Municipal em nossa cidade. Com muita dedicação, agora, eles fazem parte da nossa força de segurança que zela pela população e cuida de Hortolândia”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Segurança, Joldemar Correa, ressaltou que a ampliação do efetivo representa um avanço nas ações de prevenção e proteção. “A integração destes novos guardas é mais um importante passo para o reforço das nossas ações de segurança que, a cada dia, são implantadas para a população”, disse.

Tecnologia e novos investimentos
A incorporação de novos guardas faz parte de um conjunto de medidas de modernização da segurança pública em Hortolândia. Desde 2023, a prefeitura instalou 15 totens inteligentes em diferentes bairros, equipados com câmeras de 360 graus e “botão do pânico”, que aciona a Central de Operações da Guarda em casos de emergência.
A administração municipal informou ainda que estão em andamento processos para a locação de seis motos de patrulhamento e a implantação de mais 96 totens com tecnologia de inteligência artificial voltada ao enfrentamento da criminalidade.





