
O Pronto Atendimento (PA) do bairro Antônio Zanaga, em Americana, tem realizado cerca de 300 atendimentos por dia, sendo que 20% são pediátricos, de acordo com o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira. Entre os dias 1º e 9 de setembro, já foram contabilizados 262 atendimentos pediátricos no PA Zanaga, número que reforça a necessidade do serviço.
Pediatria 24h no Zanaga
A unidade passou a oferecer pediatria 24 horas desde o início do mês, atendendo a uma antiga reivindicação da população da região. “Só para se ter uma ideia, de 50 a 60 atendimentos diários são de crianças. Com a gestão compartilhada entre a Prefeitura e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), conseguimos implantar o serviço de pediatria em tempo integral, beneficiando mais de 50 mil moradores do Zanaga e pós-Anhanguera”, explicou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Farmácia e UTI móvel 24 horas
Além do atendimento pediátrico, o PA Zanaga ganhou farmácia 24 horas, ambulância própria com UTI móvel fixa na unidade, obras estruturais, como melhorias no teto, pintura e padronização visual, além de investimentos em tecnologia e novos equipamentos. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e garantir mais agilidade nos serviços.

Segundo o secretário, o contrato de gestão compartilhada prevê ainda mecanismos de avaliação. “Temos indicadores quantitativos e qualitativos que precisam ser cumpridos. Se as metas não forem atingidas, há sanções como descontos e retenção de repasses. Isso garante que a população receba o serviço mais efetivo possível”.
Obras e novos equipamentos
Com a nova estrutura, o PA Zanaga passa a se aproximar do modelo de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), reunindo equipe multidisciplinar com médicos clínicos gerais, emergencistas, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, técnicos de radiologia e equipe administrativa.
Contrato de R$ 17 milhões
O contrato assinado entre a Prefeitura e o INDSH tem valor de R$ 17,07 milhões, incluindo custeio mensal, aquisição de equipamentos e materiais permanentes, além de obras de melhoria. Firmado em 25 de julho, o acordo tem validade inicial de um ano, podendo ser renovado por até cinco.