
Sumaré e região ganharam na quinta-feira (04/09) a 2ª Companhia de Ações Especiais de Polícia (2ª CAEP), unidade vinculada ao 10º Batalhão de Ações Especiais (BAEP) da Polícia Militar de São Paulo.
Estavam presentes à inauguração secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, o prefeito sumareense Henrique do Paraíso (Republicanos), o deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), o coronel Cleotheos Sabino de Souza e autoridades da região.
Coronel Sabino é comandante do Policiamento do Interior de Piracicaba (CPI-9), que atende a 52 municípios da região.
150 atendimentos por mês desde 2019
Operando em Piracicaba desde sua criação, em 2019, a Companhia vem realizando uma média de 150 atendimentos, distribuídos em toda a área do CPI-9.
A 2ª Companhia passa a ser sediada agora junto ao 48º Batalhão do Interior, na Avenida Rebouças, na Vila Yolanda Costa e Silva, região central de Sumaré. A nova base foi construída em parceria com a Prefeitura da cidade.
A unidade é acionada em ocorrências de alta complexidade, que envolvem graves ameaças à ordem pública, geralmente envolvendo o crime organizado e facções criminosas.

Quase 1 milhão de habitantes
Com um efetivo presumido entre 90 e 300 policiais altamente treinados, a 2ª CAEP vai atender também a outras cidades da região, como Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor e Americana – atendendo a uma população de quase 1 milhão de habitantes.
As Companhias de Ações Especiais foram idealizadas pelo comandante geral da PM, coronel José Coutinho, e pelo coronel Sabino, com o objetivo de combater o crime organizado nas regiões com maiores índices.
Comandada por um capitão e dois tenentes, a 2ª CAEP do 10º BAEP será responsável pelo patrulhamento tático e ações especiais de polícia em toda cidade de Sumaré e adjacências, com os 2º e 4º Pelotões de Ações Especiais de Polícia.
Papel do BAEP da PM
Já o BAEP é uma tropa de elite da Polícia Militar especializada no combate à criminalidade organizada, em ocorrências de alta complexidade e de alto risco, bem com o no apoio às demais forças de segurança.
“A instalação de uma Companhia do BAEP aqui em Sumaré, feita de forma estratégica, vem para continuarmos o combate ao crime organizado de maneira inteligente, com a parceria que envolve a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Ministério Público”, declarou o secretário Guilherme Derrite durante a inauguração.

Para o prefeito Henrique do Paraíso, a vinda da unidade para Sumaré representa um grande avanço para a proteção dos cidadãos e para o fortalecimento da segurança em todo o município, bem como na região atendida.
“Conquista histórica para Sumaré”
“É uma conquista histórica para Sumaré. Essa Companhia do BAEP será fundamental no enfrentamento à criminalidade, trazendo mais tranquilidade e segurança para a nossa população. Agradeço ao Governo do Estado e às autoridades que contribuíram para que esse importante investimento se tornasse realidade”, destacou o prefeito.
Para Henrique, a nova unidade complementa o conjunto de ações que a cidade já vem desenvolvendo para ampliar a segurança, como a implementação do Sistema Smart Suma de monitoramento, atuando em conjunto com a Guarda Municipal e demais forças policiais.
Já o deputado Dirceu Dalben destacou que a nova Companhia “traz mais segurança para a população. A unidade é referência em operações de alto risco e combate ao crime organizado. Nosso mandato segue defendendo e apoiando o fortalecimento das polícias”.