
O que você fez nos últimos 365 dias da sua vida? Além das necessidades fisiológicas, existe algo que você cumpriu ininterruptamente nesse período? Um pouco difícil encontrar uma resposta. Menos para Hugo Farias, o morador de Americana que está correndo uma maratona por dia e completará um ano desse projeto no próximo domingo (27).
Com o propósito de inspirar pessoas e mostrar que nada é impossível. Hugo deixou a carreira de executivo de serviços de tecnologia, na qual trabalhou por 22 anos no segmento privado, para se desafiar e mostrar que pessoas comuns são capazes de realizar coisas incríveis.
“Eu fiz uma reflexão sobre o uso do meu tempo. Decidi por fazer algo diferente, algo de impacto e que pudesse inspirar outras pessoas”, declarou em entrevista exclusiva ao TodoDia.
Para colocar o projeto em prática, ele contou que demorou cerca de quatro meses para planejar, estruturar e pedir demissão do emprego. “Eu não conseguiria fazer as duas coisas ao mesmo tempo, não conseguiria ter foco”, explicou.
Já livre das responsabilidades do trabalho, Hugo começou a sua preparação, que durou mais quatro a cinco meses. Ele praticava Triathlon e já havia corrido uma maratona na vida, mas precisava se preparar melhor para o desafio que se propôs.
E assim fez, e iniciou sua jornada de 365 maratonas seguidas em 27 de agosto de 2022.
Desde então passou por muitos desafios físicos – isso sem contar as chuvas, ventos, calor, frio e afins – três quadros de diarreia, lesões no púbis, na sola do pé, mas a principal na virilha, que sentiu durante a maratona 134. Depois de análises da equipe médica precisou fazer o trajeto caminhando, demorando um mês para voltar 100% de corrida.
“Isso mostra que os obstáculos sempre vão aparecer na nossa vida. É preciso manter a calma, ter ao seu lado pessoas de confiança que vão te ajudar e manter o foco no objetivo”, disse.
E Hugo teve muitas pessoas ao seu lado. Além de diariamente ter novos companheiros de corrida e sempre receber mensagens de carinho que o motivam e mostram o resultado positivo, o atleta amador conta com uma equipe multidisciplinar do ecossistema do esporte, formada por 11 profissionais distribuídos em assessoria esportiva, cardiologista, dermatologista, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, preparadora física e ortopedista.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Instituto do Coração (InCor), que acompanha todo o processo para escrever um artigo científico, gerando uma contribuição para a ciência.
Após finalizar todo o seu propósito, Hugo conta que quer descansar e viajar com a família que o apoiou muito. Depois, pensa em escrever um livro e dar palestras levando os ensinamentos da sua mudança de rota para o mundo corporativo.
Guinness World Records
Mesmo não sendo o objetivo principal, esse desafio pode colocar Hugo Farias no livro mundial dos recordes.
Há outros dois casos de um belga e um britânico que fizeram 365 maratonas em um ano, porém o registro no Guinness é de 82 maratonas consecutivas.
Por isso, o brasileiro está em contato com a equipe que toma essa decisão e espera conseguir ter suas evidências aprovadas para ser o novo recordista mundial.
Evento de encerramento
Para celebrar o feito que será alcançado no próximo domingo, dia 27 de agosto, está sendo preparado um evento que irá celebrar a atividade física, como o protagonista mesmo define.
Com um trajeto definido partindo do Centro Cívico, terão corredores cumprindo 7, 14, 21 ou 42km, com largadas a partir das 05h00 da manhã.
“Fazer um evento na cidade de Americana é muito importante para mim, pois foi aqui que o projeto foi executado. Diariamente correndo pelas ruas da cidade e recebendo o carinho e o incentivo de dezenas ou centenas de pessoas.”, expressou ele.
A celebração conta com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esportes de Americana.

