Após uma semana sem projetos na ordem do dia, a Câmara Municipal de Americana votou um projeto de lei da última legislatura na terceira sessão do ano, na tarde desta terça-feira (4). O projeto em questão foi rejeitado, com quinze votos contrários e três favoráveis.
A votação do Projeto de Lei n° 92/2024, de autoria do vereador da última legislatura Dr. Daniel (PP), que propunha a divulgação no site da administração municipal dos dados básicos de todas as obras públicas em andamento, gerou discussão entre os vereadores. A desavença começou quando os novatos Jean Mizzoni e Gutão do Lanche, ambos do Agir, pediram aos parlamentares que votassem contra o projeto para que a dupla pudesse propor novamente, alegando ter apresentado melhorias ao texto.
A discussão se intensificou após alguns parlamentares discordarem da posição da dupla. Entre os principais opositores da proposta, Marcos Caetano (PL) e Professora Juliana (PT) afirmaram que até reprovariam a proposta, caso fosse apresentado um motivo plausível. “Então é o que a vereadora (Juliana) está dizendo, forçar eles a falar e ter um tempo para fazerem uma emenda no projeto, e não fazer na correria”, enfatizou o vereador Marcos Caetano, que pediu vista do projeto.
Em resposta aos parlamentares, Gutão do Lanche (Agir) afirmou que a mudança apresentada não foi realizada na correria. “Aqui não tem nenhum vereador que faz nada na correria. Além disso, nós somos novatos, mas não somos qualquer um. Estamos aqui pela população. Se identificamos a possibilidade de melhorias, é por isso que estamos pedindo para derrubar”, enfatizou Gutão.
Além do projeto, os parlamentares aprovaram vinte e sete requerimentos e nove moções. Também foram incluídas na pauta 468 indicações, que serão encaminhadas ao Poder Executivo.