terça-feira, 16 dezembro 2025
CASA PRÓPRIA

Com ressalvas sobre mobilidade, vereadores de Americana aprovam doação de terreno para sede da Câmara Municipal

Atualmente, o Legislativo gasta mais de cinquenta mil reais por mês com aluguel
Por
Diego Rodrigues

A última sessão ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Americana foi marcada pela aprovação, em primeira discussão, de um projeto de lei do Poder Executivo que autoriza a doação de um terreno da Prefeitura para a construção da nova sede do Poder Legislativo. O imóvel, com área de dez mil metros quadrados, está localizado no bairro Jardim Terramérica.

Críticas à localização e mobilidade urbana
Incluída na pauta em regime de urgência, a proposta recebeu dezesseis votos favoráveis e três contrários. Votaram contra os vereadores Professora Juliana (PT), Renan de Angelo (Podemos) e Juninho Dias (PSD), que criticou a localização do terreno e afirmou que a distância em relação ao centro da cidade pode dificultar o acesso da população à Câmara Municipal. A segunda votação do projeto está prevista para uma sessão extraordinária na próxima quinta-feira, às 15h.

O vereador Gualter Amado (PDT) afirmou, em resposta às críticas feitas por Juninho Dias ao projeto, que o problema não está na localização da futura sede do Legislativo, mas na mobilidade urbana do município. Segundo ele, a principal dificuldade é a falta de ônibus e de transporte público adequado, o que dificulta o deslocamento da população. Mesmo com as ressalvas, Gualter Amado votou favoravelmente ao projeto.

Atualmente, a Câmara Municipal de Americana gasta mais de cinquenta mil reais por mês com aluguel.

Também foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de autoria da vereadora Roberta Lima(PRD) que institui a campanha “Dezembro Verde – Não ao abandono de animais”. Foto: Reprodução/Câmara Municipal

Mudanças no Regimento Interno
Na sequência da sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade, em discussão única, um projeto de resolução da Mesa Diretora que altera o Regimento Interno da Casa. O texto estabelece regras para a apresentação de emendas impositivas ao orçamento municipal e condiciona a execução dessas emendas à análise de viabilidade técnica por parte do Poder Executivo.

Campanha Dezembro Verde
Também foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de autoria da vereadora Roberta Lima(PRD) que institui a campanha “Dezembro Verde – Não ao abandono de animais” em Americana. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a guarda responsável e o combate ao abandono de animais no município.

Recesso parlamentar
Com o encerramento dos trabalhos legislativos de 2025, a Câmara Municipal de Americana entra em recesso parlamentar a partir do dia 21 de dezembro, com retorno previsto para 19 de janeiro. A primeira sessão ordinária de 2026 está marcada para o dia 20 de janeiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também