sábado, 27 abril 2024

Começa o plantio de hortaliças no Centro de Ressocialização

 Alimentos terão vários destinos, dentre eles a entrega às famílias carentes

Foto: Divulgação/Seagro

A Prefeitura de Limeira deu início ao projeto “Horta no Centro de Ressocialização de Limeira (CR)” com a capacitação teórica e prática de 16 reeducandos sobre o plantio de hortaliças. O curso com carga horária de 15 horas tem como objetivo introduzir a horticultura aos participantes e incentivá-los a criar hortas urbanas.

As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Matheus Luís Docema. O conteúdo abordou introdução básica à horticultura, mercado de hortaliças, bem como a infraestrutura de produção de mudas de hortaliças. Durante a instrução, foram plantados alimentos como berinjela, beterraba, repolho, couve, abóbora, melão e melancia.

A iniciativa tem o apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e é realizada em parceria entre a Prefeitura de Limeira, Fundo Social de Limeira, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Poder Judiciário e Instituto Ação Pela Paz. O plantio de alimentos no Centro de Ressocialização de Limeira (CR) tem como finalidade incentivar os próprios reeducandos e comunidades vizinhas na criação de hortas urbanas.

O alimento produzido na horta é consumido pelos reeducandos e também doado à Penitenciária de Limeira e ao Banco de Alimentos do Ceprosom, onde é encaminhado para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Segundo a secretária da pasta, Simone Zambuzi, a iniciativa tem como finalidade formar multiplicadores que possam aplicar os conhecimentos adquiridos com a sua comunidade.

O projeto “Horta no Centro de Ressocialização de Limeira (CR)” busca a capacitação de reeducandos para incentivar a criação de hortas urbanas e produzir alimentos que possam ser doados para famílias que enfrentam vulnerabilidade social e insegurança alimentar. O curso está sendo realizado em cinco aulas de 3 horas com carga horária total de 15 horas, introduzindo os reeducandos à horticultura e incentivando o consumo de alimentos saudáveis.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a iniciativa tem como objetivo formar multiplicadores que possam auxiliar suas comunidades no desenvolvimento de hortas urbanas, incentivando a produção e o consumo de alimentos saudáveis. O projeto tem o apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e é realizado em parceria entre a Prefeitura de Limeira, Fundo Social de Limeira, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Poder Judiciário e Instituto Ação Pela Paz. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também