
Os comerciantes que perderam seus estabelecimentos no incêndio do Mercado Municipal de Piracicaba se reuniram no fim da tarde de segunda-feira (28) com o prefeito Helinho Zanatta para discutir soluções que viabilizem a retomada das atividades.
Durante o encontro, realizado na ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), foi proposta, em comum acordo, a instalação provisória dos boxes no bolsão do estacionamento do próprio mercado.
O incêndio, ocorrido na última quarta-feira (23), comprometeu cerca de 25% da estrutura do prédio e atingiu 19 boxes. Desde então, a Prefeitura tem articulado medidas emergenciais para mitigar os prejuízos e oferecer apoio aos permissionários afetados.
A proposta de realocação provisória requer um levantamento detalhado das necessidades de cada comerciante, envolvendo aspectos como infraestrutura, logística e pontos de instalação. Também foi apresentada a possibilidade de acesso a linhas de crédito com juros reduzidos, viabilizadas por programas estaduais, para a aquisição de novos equipamentos e materiais.
A administração do Mercado Municipal é realizada por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação dos Comerciantes do local.
Paralelamente, a Prefeitura também se reuniu com o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) para obter a aprovação da futura reconstrução.
O prédio danificado conta com seguro, contratado pela Associação dos Comerciantes, que será responsável por conduzir o processo de reconstrução.
Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Trabalho, Emprego e Renda; Turismo; e Segurança Pública, Trânsito e Transportes.
FUNCIONAMENTO
A parte preservada do Mercado Municipal segue funcionando normalmente desde a última sexta-feira (25), com atendimento nos horários habituais: de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30; aos sábados, das 6h às 13h; e aos domingos e feriados, das 6h às 12h.