terça-feira, 9 dezembro 2025
TUBULAÇÃO

Concessionária instala mais 800 m de interceptores de esgoto na bacia do Tijuco Preto, em Sumaré

Tubulações vão enviar efluentes para a nova ETE Tijuco Preto, que está 73% concluída e deve atender mais de 93 mil moradores
Por
Vagner Salustiano
Trecho mais longo fica na Rua Amélia Gallego Vieira dos Santos, no Jardim Minnesota. Foto: BRK Ambiental

A BRK Ambiental está implantando mais 800 metros de interceptores de esgoto que farão parte da rede de esgotamento sanitário da bacia do Córrego Tijuco Preto, na Região do Matão, em Sumaré. As obras acontecem em dois trechos e integram o conjunto de intervenções que direcionará o esgoto coletado até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, em fase final de construção.

O primeiro trecho está localizado na Rua Josefina Padovani Bosco, no Jardim Santa Terezinha, onde os tubos já foram instalados. A partir de agora, a concessionária inicia a construção de seis poços de visitas (PVs) ao longo dos cerca de 300 metros da via. Já o segundo trecho fica na Rua Amélia Gallego Vieira dos Santos, no Jardim Minnesota, onde mais de 500 metros de tubulação foram implantados.

Função dos interceptores
Os interceptores, de grande diâmetro, conectam a rede coletora ao sistema que levará os efluentes diretamente à ETE Tijuco Preto. O objetivo é impedir o lançamento de esgoto sem tratamento em rios e córregos da região. Segundo a BRK, as intervenções ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras, das 7h às 16h. As valas são abertas e fechadas no mesmo dia para reduzir efeitos no trânsito e no cotidiano dos moradores.

Durante a execução, o tráfego permanece restrito apenas aos residentes das vias e toda a área está sinalizada. A concessionária também reforça que não há interrupção no abastecimento de água, já que as obras envolvem apenas o sistema de esgoto.

ETE Tijuco Preto: 73% das obras concluídas
A construção da nova estação segue o cronograma previsto e já alcançou 73% de avanço físico. No momento, as frentes de trabalho incluem a montagem de equipamentos e a instalação dos sistemas internos dos Reatores Nereda, tecnologia de tratamento reconhecida pela eficiência energética, rapidez de processamento e baixa emissão de odores.

Quando concluída, a ETE terá capacidade para tratar até 230 litros de esgoto por segundo, atendendo mais de 93 mil moradores. Para a BRK, o empreendimento representa aumento da capacidade de tratamento da cidade e avanço no compromisso ambiental. “A nova etapa das obras marca um avanço importante no projeto da ETE Tijuco Preto, que vai ampliar a capacidade de tratamento e reforçar o compromisso da BRK com o desenvolvimento sustentável de Sumaré”, afirmou Viviane Moraes, gerente de operações.

O andamento da obra pode ser acompanhado pelo site sumareporumnovoamanha.com.br e pelas redes sociais da concessionária.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também