A Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) liberou um condomínio industrial composto por 35 unidades dentro da planta da Toyobo, em Americana. A licença foi emitida na quarta-feira (19) e permite a locação para operação de outras empresas. Segundo a Cetesb, ainda é necessária aprovação da Companhia para instalação de cada empresa interessada, de acordo com a atividade declarada que será avaliada, mas não há pedido de avaliação de licenciamento no momento.
“Foram analisados aspectos relacionados à poluição ambiental e feitas uma série de exigências técnicas visando o controle ambiental. Ressaltamos que, para toda e qualquer atividade que vier a se implantar neste empreendimento industrial, deverá ser submetido previamente à aprovação da Cetesb para a concessão das licenças prévia, de instalação e de operação”, informou a Companhia através de nota.
Questionada sobre quais atividades estariam liberadas dentro do condomínio industrial, a Cetesb esclareceu que o fator de complexidade está ligado a atividade. “A qual será avaliada durante o processo de licenciamento, se for passível de licença pela Cetesb”, informou.
História da Toyobo em Americana
A Toyobo do Brasil Ltda atua no setor têxtil no Brasil desde 1955 e foi instalada em Americana no ano de 1962. A unidade de Americana funcionou como fábrica têxtil até 2016, quando a diretoria decidiu encerrar a produção de fios e tecelagem, mas continuou com a produção de plásticos de engenharia.
Em dezembro de 2021, a unidade decidiu atuar na produção de biológicos voltados à agricultura sustentável.