A oficina temática “Reflexões sobre o Preconceito Racial” abriu a programação especial do Dia da Consciência Negra no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Mathiensen, na manhã desta segunda-feira (13). Participaram da oficina as famílias contempladas no programa “Americana Alimenta”.
A atividade foi ministrada pela, dos coletivos de igualdade racial Centro Cultural Candeeiro e Ameriafro (Feira de Arte + Cultura Afro Brasileira). O tema “Igualdade Racial” será abordado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ao longo de novembro.
A palestrante, a atriz Adriana Ferreira, explanou sobre as várias formas e tipos de manifestações do racismo no Brasil, entre outros temas, visando reforçar a importância do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 deste mês.
O tema “Igualdade Racial” também foi debatido, na manhã desta segunda-feira, durante a realização de uma roda de conversa entre as crianças e adolescentes que fazem parte do (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) mantido (Serviço Social Presbiteriano de Americana).
Programação em Americana
Dia 16 – 14h, no Cadastro Único – “Roda de Conversa: Consciência Negra”. Palestrantes: integrantes do coletivo da igualdade racial.
Dia 22 – 8h30 às 10h, no Cras São Jerônimo – “Palestra: Consciência Negra”. Palestrantes: integrantes do coletivo da igualdade racial. Realização: Cras São Jerônimo e SCFV Diaconia São Judas Tadeu (Caminho).
Dia 23 – 9h, no SCFV APAM Praia Azul – “Workshop de turbantes e makes”. Tema: Igualdade Racial, Grupo de Mulheres. Palestrantes integrantes do Coletivo da Igualdade Racial.
Dia 23 – 13h30, no Cras São Manoel – “Roda de Conversa: Consciência Negra”. Grupo de adolescentes do SCFV. Palestrantes: integrantes do Coletivo da Igualdade Racial. Realização: Cras São Manoel e SCFV SOMA.
Dia 23 – 19h, na Feira do Zanaga – “Apresentação cultural: Maracatu”. Realização: Cras Nossa Senhora Aparecida e SCFV Cruzada das Senhoras Católicas.
Dia 29 – 14h, no Cras Nossa Senhora Aparecida – “Oficina: Turbante”. Palestrantes: integrantes do coletivo da igualdade racial.
Dia 4/12 – 11h30, no SCFV da APAM na Praia Azul – “Desfile com roupas e adereços” e “Roda de conversa: Valorização da história, arte e cultura do Negro”. Realização: SCFV APAM.
Novembro Negro em Santa Bárbara: “Silêncio que Grita”
A exposição “O Silêncio que Grita!” abre a programação nesta terça-feira (14) do “Novembro Negro” em Santa Bárbara d’Oeste. A abertura oficial será às 19 horas no Museu da Imigração, em evento aberto ao público. A mostra traz painéis que fazem o registros de pessoas e do cotidiano da Villa de Santa Bárbara no século XIX, que visam incluir a perspectiva das populações que, até o momento, estão invisibilizadas pela historiografia local de Santa Bárbara d’Oeste.
A pesquisa histórica e sistematização foi realizada pelos pesquisadores José Jorge Guedes de Camargo, Sidney Aguilar Filho e Sidney Batista Bomfim. Ainda conta com o designer gráfico de Bruno Cardoso e a curadoria de Sidney Aguilar Filho. A realização é das secretarias de Educação, de Cultura e Turismo e de Justiça e de Relações Institucionais.
A exposição “O Silêncio que Grita!” é parte da iniciativa maior intitulada “Anônimos: histórias não contadas”, projeto de pesquisa documental e de registro com foco em quatro diretrizes principais: o tratamento e as condições de vida das crianças, a situação das mulheres, as condições de trabalho e classe social, e o planejamento urbano adotado na cidade.
A busca pelo entendimento da dinâmica política e social da então Villa de Santa Bárbara iniciou-se pela pergunta: “Quais seriam outras histórias de Santa Bárbara com base nos registros não oficiais, em sua constituição, na população e na formação com base em outras referências não expostas nos atuais documentos de memória?”
A pesquisa tem o compromisso em cumprir e valorizar a Lei Federal nº 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas, e a Lei Federal nº 12.288/2010, que estabeleceu o Estatuto da Igualdade Racial e visa promover a igualdade racial e combater a discriminação e o preconceito racial no Brasil.
A exposição acontece entre os dias 15 e 30 de novembro no Museu da Imigração, localizado na Rua João Lino, 371, no Centro. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Confira a programação completa:
- Dia 14/11 (terça-feira), às 19 horas
Abertura da Exposição “O Silêncio que grita”, de 14 a 30/11
Visitação: de 7 a 30/11
Terça a sexta-feira: das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Local: Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Realização: secretarias de Educação, Cultura e Turismo e de Justiça e Relações Institucionais
Aberto ao público - Dia 18/11 (sábado), das 9 horas às 16h30
Afro Bárbara – Feira de Arte + Cultura Afro Brasileira
Em frente ao Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Realização: secretarias de Educação e Cultura e Turismo
Aberto ao público - Dia 19/11 (domingo)
Cortejo Afro
8h – Concentração em frente ao Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
8h30 – Saída do cortejo com percurso pelas ruas principais da área central chegando até a Feira Livre na Estação Cultural
10h- Show de samba na Estação Cultural | Avenida Tiradentes, 2, Centro
Realização: secretarias de Educação e Cultura e Turismo
Aberto ao público - Dia 20/11 (segunda-feira), das 9 às 12 horas
Celebração do Dia da Consciência Negra
Em frente o Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Realização: secretarias de Educação e Cultura e Turismo
Aberto ao Público - Dia 23/11 (terça-feira), às 19 horas
Cerimônia de Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares
Câmara Municipal | Rodovia Luís Ometto, SP-306, 1001 – Res. Dona Margarida
Realização: Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste
Aberto ao Público - Dia 27/11 (segunda-feira), das 18h30 às 20h30
Seminário de boas práticas
Realização: Secretaria de Educação
Apoio: CEDAC – Comunidade Educativa e Instituto ACAIA – Educação e Cultura para redução da desigualdade social
Evento on-line para os educadores da Rede Municipal de Ensino - Entre os dias 27 e 30/11 (segunda a quinta-feira)
Ciclo de diálogos Mulheres Pretas
Locais: Auditório da Emefei “Antonia Fagnoli Furlan” e CIEP “Dom Eduardo Koaik”
Realização: Secretaria de Educação
Evento para os alunos da Rede Municipal de Ensino
Programação em Hortolândia
Em Hortolândia, uma ação de leitura integra a campanha. A Biblioteca Municipal de Hortolândia realiza uma exposição de livros de autores negros até o dia 31 deste mês. A ação integra a campanha “Dias de consciência, ativismo e cultura”, realizada pela Prefeitura.
O objetivo é promover o debate sobre o racismo e conscientizar a população sobre o tema. Neste mês, a campanha terá outras ações. A programação completa está disponível neste link
https://servicos.hortolandia.sp.gov.br/arquivos/programacaoconsciencia.pdf
Os livros estão expostos na estante “Dicas de leitura”, que fica dentro da própria biblioteca. Também são mostradas biografias sobre personalidades negras e obras relacionadas à cultura afro.
Os títulos estão disponíveis para empréstimo para usuários cadastrados. De acordo com o coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, o acervo da biblioteca tem 50 livros de autores negros ou sobre assuntos diversos sobre a cultura negra.