sábado, 28 setembro 2024
AMERICANA CONTRA A DENGUE

Conheça as medidas tomadas em Americana para o combate ao mosquito da dengue

Para o TODODIA, o secretário de saúde Danilo Carvalho contou sobre as ações e reforçou os cuidados para evitar o aumento de casos
Por
Isabela Braz e João Victor Viana
Foto: Marilia Pierre/Prefeitura de Americana

Na mesma semana em que o governo estadual criou o Centro de Operações de Emergências (COE) e anunciou verbas para o combate mais efetivo contra o mosquito da dengue, a prefeitura de Americana iniciou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha “Americana contra a dengue – Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira”.

Essa união de forças entre Estado e municípios visa diminuir os números de casos que vem crescendo em 2024 em todo o Estado, que até o momento contou com 6 óbitos – nenhum deles na região.

Em análise do quadro geral de casos em Americana, em 2022, foram registrados 4302 casos positivos, sendo 8 óbitos, e em 2023 o número de positivados caiu para 573, sendo entre eles um óbito. A parcial deste ano, até a última quarta-feira (7), conta com 30 americanenses positivados para a doença, 166 negativados e 17 que ainda aguardavam o resultado dos exames, sem óbitos.

Em alerta e já buscando evitar uma eventual epidemia, mesmo com as quedas visíveis de casos, a cidade de Americana tem promovido ações de conscientização e intervenção para diminuir o máximo possível o número de casos. Para o TODODIA, o secretário de Saúde do município Danilo Carvalho contou sobre essas novas ações.

Segundo o secretário, dos R$ 200 milhões notificados pelo Governo Estadual na última terça-feira, para a prevenção, o município ainda não foi notificado sobre a quantia repassada, mas as ações do município já foram iniciadas com verbas próprias.

“No ano passado nós recebemos R$1 per capita para as ações de combate à dengue do governo do Estado”, disse. “Quando se diminui os números de casos, dá uma falsa sensação que está tudo bem e que a dengue está superada, e dengue é trabalho diário e contínuo. Então todos nós enquanto Secretaria de Saúde temos que fazer nossa parte, mas a população também, que se nós não atuarmos de forma incessante e diária, o risco de epidemia é real”, disse Danilo

Secretário de Saúde, Danilo Carvalho. Foto: Miguel Silva/Rede TODODIA

Visitações e conscientização

Segundo a Prefeitura, as visitas acontecem durante todo o ano. No mês de janeiro, foram realizadas 14.939 vistorias. Agora a nova estratégia adotada é o mutirão, em que os agentes de controle de vetor estão passando em bairros com o maior índice de infestação, e não apenas orientam como recolhem os objetos ou materiais que podem se tornar um foco da dengue, mediante autorização dos moradores.

“Nós temos uma equipe de aproximadamente 40 agentes que visitam os domicílios de segunda a sábado. Inclusive, essa semana nós determinamos que os horários da visita ocorram até às 19h porque, muitas vezes, a população está trabalhando e o imóvel está fechado”, disse Danilo, reforçando que ao identificar os possíveis criadouros, os colaboradores já realizam a limpeza para evitar que o local continue sendo foco de dengue.

Nesses dois primeiros dias de mutirão em fevereiro, 1.384 casas foram visitadas no mutirão nos bairros Jardim dos Lírios, Jardim Lilases, Jardim das Flores e Vila Mathiensen. A partir desta sexta-feira (9), o trabalho de remoção de criadouros segue no bairro Cidade Jardim.

Confira demais ações em andamento na campanha:

  • Reuniões com profissionais das áreas de assistência ao paciente para atualização do protocolo;
  • Parceria com CPFL (Companhia de Força e Luz), com auxílio na identificação de imóveis com criadouros;
  • Parceria com a Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino, com ações de mobilização das redes de ensino de Americana;
  • Reforço na comunicação, com divulgação de alertas pelas mídias oficiais da Prefeitura;
  • E ações educativas dos agentes em pontos de grande concentração de pessoas, buscando conscientizar a população como evitar a criação de criadouros.

O secretário ainda reforçou a ajuda da população, unindo mais forças para que os números de contágio sejam cada vez mais baixos. “Eu peço que todos façam a sua parte nessa perspectiva de identificar, fazer a limpeza adequada de sua casa e evitar possíveis focos de criadouro. Essa é a maior arma”, finalizou.

Foto: Marilia Pierre/Prefeitura de Americana

Sintomas

Em casos de possíveis sintomas de dengue, é recomendado que já busque um médico para que o tratamento comece cedo, evitando maiores gravidades. “Americana conta com o teste rápido, tanto na rede básica, como na urgência, no hospital, para a gente clinicar, identificar e ter o manejo adequado. Então, os hospitais, tanto a rede básica como os hospitais, têm protocolos voltados para o combate à dengue e o teste rápido é uma ferramenta que, a partir do momento que eu já diagnostiquei, eu já começo o tratamento adequado”, reforçou o secretário de Saúde.

Saiba os sintomas da doença:

  • Febre alta;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos;
  • Sangramento de mucosa;
  • Irritabilidade.

A Secretaria de Saúde reforça que em caso de suspeita é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também