Em Piracicaba, a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) ganhou um novo integrante que vem conquistando corações e amenizando tensões. Trata-se de Gattô, um gato resgatado das ruas e adotado pela equipe da unidade. Agora, o felino circula pelos corredores com direito a placa de identificação e tem uma função especial: acolher quem chega em busca de ajuda.
De gato de rua a mascote da delegacia
Gattô foi encontrado nas imediações da delegacia e acolhido pelos servidores. Desde então, tornou-se presença constante no local, levando conforto e tranquilidade a quem enfrenta momentos difíceis. Segundo os policiais, o animal rapidamente passou de hóspede a símbolo de empatia.

Acolhimento e reconhecimento
A delegada titular da unidade, Olívia dos Santos Fonseca, contou que o gato encantou também uma mulher atendida pela equipe. A vítima chegou a enviar uma mensagem de agradecimento à delegacia pelo acolhimento recebido — e mencionou o apoio especial do felino, que a acompanhou durante o atendimento.
“O Gattô apareceu na delegacia e acabou ficando com a gente. Ele é um gato que tem FIV e FELV, talvez tenha sido por isso que foi abandonado. O gato passa por acompanhamento frequente com veterinária. Essas doenças não são transmitidas para humanos, somente para outros animais”, explicou a delegada.
Empatia e cuidado
Além de servir como mascote, Gattô ajuda a humanizar o ambiente da DDM, proporcionando um momento de alívio emocional para as pessoas que procuram a delegacia em situações de vulnerabilidade. A presença do felino, dizem os policiais, tornou o espaço mais acolhedor e leve.





