terça-feira, 13 maio 2025

Conheça Matheus, pequeno gênio de Paulínia que busca apoio para ir à olímpiada internacional

Com apenas 11 anos, o pequeno Matheus Reuther já acumula feitos impressionantes para a idade. Superdotado, com um Quoeficiente de Inteligência (QI) de 146, ele já integra sociedades de alto QI, como Mensa, a Intertel (International Legion of Intelligence) e IIS (Infinity International Society). O jovem estudante de Paulínia é um competidor assíduo em olimpíadas científicas e, agora, se prepara para o desafio de representar o Brasil na final global da Copernicus Olympiad, que acontece em julho, em Nova York. 

A trajetória de Matheus no mundo acadêmico começou em 2020, durante a pandemia, quando a escola pública que estudava identificou suas altas habilidades “Tudo começou com a escola oferecendo aquelas olimpíadas públicas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) , e essas duas me engajaram nas olimpíadas. Fez eu entender que eu conseguia fazer, que era legal isso. Aí, eu comecei a me aprofundar mais e cheguei onde estou hoje.” afirma o pequeno. 

O reconhecimento de sua alta inteligência proporcionou oportunidades importantes para Matheus, incluindo convites para participar de outras olimpíadas e até para o programa “Pequenos Gênios”, exibido no “Domingão com Huck”. A participação na atração serviu de estímulo para que o pequeno entrasse de vez no universo das olimpíadas acadêmicas. Desde então, ele coleciona medalhas em competições como Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática), Oba (Olimpíada Brasileira de Astronomia), além de desafios de robótica, programação e matemática.

“Ele já estava com 10 anos quando participou do Pequenos Gênios. Fez todo o treinamento, conheceu as outras crianças e participou da gravação do programa. Quando voltamos, ele me perguntou: “E agora, mãe? O que eu faço?” Porque ele se identificou muito com as crianças, sentiu-se pertencente ao grupo dos Pequenos Gênios. A partir daí, fomos em busca de outras oportunidades para ele, e foi quando as Olimpíadas Científicas entraram em nossa vida. Ele começou a participar das primeiras de forma despretensiosa e percebeu que era uma rotina interessante. Participamos do Unplexo e do Medalhei, que são plataformas de estudo voltadas para essas olimpíadas, e ele começou a se destacar, a gostar cada vez mais, até chegar onde está hoje.” Afirma Yane, mãe do pequeno. 

A vaquinha pode ser acessada por meio da rede social do pequeno com o @matheuscapaclereuther.  |Foto: Paulo Victor/TVTODODIA

Para realizar o sonho de representar o Brasil na Copernicus Olympiad, que acontece em julho, em Nova York, Matheus e sua família estão promovendo uma campanha de arrecadação por meio da venda de canecas personalizadas e uma vaquinha online. O slogan da campanha resume a iniciativa, “Essa caneca carrega mais do que café, ela carrega um sonho”.  A vaquinha pode ser acessada por meio da rede social do pequeno com o @matheuscapaclereuther. 

Apesar da rotina intensa, Matheus mantém uma vida equilibrada. Além das atividades escolares, ele treina natação diariamente e estuda idiomas de forma autodidata usando aplicativos. Atualmente, dedica-se ao inglês, espanhol, latim, japonês, italiano e francês. E, nas horas vagas, ainda encontra tempo para hobbies criativos, como criar bonecos de papel em Papercraft e escrever livros.

Para a mãe de Matheus, Yane Capacle Reuther, a prioridade da família é manter tudo leve e prazeroso, sem abrir mão do equilíbrio emocional. “É o tempo todo uma busca por esse equilíbrio, porque o Matheus tem um ritmo muito fora do padrão. Mas o importante é que ele faça tudo com prazer, sem cobranças excessivas”, explica.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também