Benedito Aparecido Teodoro, 72 anos, está concluindo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Logística e será a pessoa mais velha a se graduar na Faculdade Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Americana. Natural de Santa Maria da Serra, no estado de São Paulo, seu Benedito também é poeta e tem um livro publicado.
Durante a vida, Benedito chegou a cursar o primeiro semestre de cursos diferentes em três universidades, mas, por questões financeiras, não conseguiu dar continuidade aos estudos. Atualmente aposentado, Benedito conheceu a Fatec, que é gratuita, pela internet.
“Resolvi me inscrever. Fazia 40 anos que eu não estudava, mas em inglês e português eu me garanto. Por outro lado, aritmética é um Deus nos acuda”, brinca o fatecano.
Benê, como é chamado por seus amigos, tem facilidade em Ciências Humanas e idiomas, no entanto, não vai tão bem com números. “Eu ajudava meus colegas de sala que tinham dificuldade em inglês e eles me ajudavam com aritmética”, comenta seu Benedito.
Universitário desde 2018, Benedito precisou pausar os estudos por um período devido a problemas de saúde. Prestou um novo vestibular para dar continuidade e finalizar o TCC.

Muitos dos colegas de sala de seu Benedito têm idade para ser seus netos. “Meu filho me alertou sobre a possibilidade de eu sofrer bullying, mas não aconteceu nada disso. Fui muito bem acolhido por todos”, pontua o idoso.
Sobre o futuro, Benedito pondera que “o mercado de trabalho quer experiência, mas pessoas jovens; essa conta não fecha.”