terça-feira, 17 fevereiro 2026
AUTORIDADE FELINA

Conheça o ‘Delegato’ Barthô: felino com distintivo que alivia tensão em delegacia de Americana e acaba de ganhar porta exclusiva

Mascote ajuda a transformar o ambiente policial para a comunidade e os agentes; agora, ele conta com acesso VIP na unidade
Por
Cristiani Azanha

Quem entra na delegacia de Americana logo percebe que o clima é um pouco diferente do habitual. No meio de boletins de ocorrência, inquéritos, computadores e viaturas, quem dita as regras por ali anda em quatro patas. Apresentamos o Barthô, ou melhor: o “Delegato” Barthô.

E não pense que ele é apenas um gatinho de estimação que fica pelos cantos. O Barthô leva a profissão a sério e trabalha até fardado. O felino ganhou roupas especiais, feitas sob medida, com direito a um distintivo exclusivo. Uniformizado e cheio de moral, ele faz a ronda diária por todos os setores, inspecionando de perto o trabalho das equipes.

Alívio em meio à tensão
Uma delegacia é, por natureza, um ambiente de tensão. As pessoas chegam ao local fragilizadas e preocupadas para registrar crimes ou resolver problemas difíceis. Mas a presença do Barthô muda completamente essa energia.

Ele deixa o dia a dia mais leve não só para os policiais, que encontram um respiro na rotina pesada, mas principalmente para a comunidade. Afinal, enquanto as pessoas aguardam o atendimento, ninguém resiste a um ronronado carinhoso e a todo o charme do mascote.

Delegato tem livre acesso à delegacia. Foto: Pedro Lucas/TV TODODIA

Infraestrutura de ponta
Com tanto prestígio e dedicação ao serviço público, a autoridade felina acaba de ganhar um benefício digno de chefia. O prédio passou por uma adaptação e agora o Barthô tem a sua própria entrada e saída.

O acesso exclusivo foi instalado no rodapé de uma das portas, inspirado nas passagens para pets muito comuns nas casas dos Estados Unidos. A versão policial, no entanto, ganhou um design personalizado: o recorte tem o formato de orelhinhas de gato.

Mancha-chuva
Agora, o “Delegato” tem total autonomia e entra e sai do plantão a hora que bem entender. Seja para fazer uma ronda externa ou para tirar aquele merecido cochilo no ar-condicionado depois de um dia exaustivo. Pelo visto, nesta delegacia, a única lei que ninguém ousa quebrar é a do carinho obrigatório.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também