sexta-feira, 22 novembro 2024
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Consciência, diálogo e cultura negra são temas de projeto do CRAS em Hortolândia

Com rodas de conversa, apresentações culturas e palestras informativas o evento foi realizado em vários pontos da cidade
Por
Vanessa Oliveira
Foto: Divulgação prefeitura de Hortolândia

Como parte da ação da campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura: as diferenças se encontram no respeito” a prefeitura de Hortolândia promoveu nesta segunda feira (13) uma roda de conversa no CRAS (Centro de referência em assistência social) do Jardim Novo Ângulo. Na terça feira os eventos aconteceram no CRAS e no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jardim Amanda.

A roda de conversas com mulheres assistidas pelo CRAS do Jardim Novo Ângulo abordou questões étnico-raciais, versando sobre situações cotidianas de racismo, preconceito e de desigualdades sociais. Na segunda parte do encontro, as participantes receberam orientações sobre as formas de identificação, prevenção e combate da violência contra a mulher. Ao final da ação, o Departamento da Mulher distribuiu materiais impressos com informações dos canais de apoio, denúncia e acolhimento disponíveis em Hortolândia.

No Jardim Amanda foram realizados dois eventos na terça feira (14). No CRAS, mais de 100 pessoas apreciaram o repertório temático sobre a cultura preta apresentado pelo Quinteto Cultura. Os presentes também se emocionaram com a apresentação de um dos músicos do Quinteto Cariri, que destacou a importância da música e seus ritmos como forma de resistência do povo negro. No CCMI houve atividade sobre capoeira, os presentes puderam conhecer as origens da luta-dança e de que forma a capoeira foi usada como ferramenta de resistência.

O evento contou, ainda, com a contação de histórias da coordenadora do CCMI do Jardim Amanda, Josiane Crepaldi, e com uma atividade dinâmica para confecção da boneca Abayomi, símbolo da resistência da cultura negra. Depois de confeccionadas, os idosos puderam levar a boneca para casa. O encerramento da atividade ficou por conta de um grupo de percussão, que apresentou um repertório alusivo ao tema da consciência negra.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também