Prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba elegem os novos ocupantes dos cargos de presidente e vice-presidente nesta quinta-feira (20), quando acontece a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Região Metropolitana de Piracicaba. O encontro acontece na Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), a partir das 9h, e deve contar com representantes de secretarias estaduais.
Os novos presidente e vice-presidente eleitos terão mandato de um ano, com possibilidade de recondução.
A Secretaria Executiva do conselho continuará sob a responsabilidade da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) do Estado de São Paulo. Além da eleição, a reunião abordará temas estratégicos para o desenvolvimento regional, como a apresentação do programa Bairro Paulista, promovido pelo Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo (IGC-IDESP) e pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, por meio do GeoPortal.
O encontro também discutirá a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, a organização das câmaras temáticas do conselho e a definição do cronograma de atividades para 2025. A Região Metropolitana de Piracicaba, instituída pela Lei Complementar Estadual nº 1.360/2021, abrange 24 municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
De acordo com a Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) do Estado de São Paulo, o Conselho atua na elaboração e coordenação de políticas públicas voltadas ao crescimento econômico, social e ambiental da área metropolitana, visando garantir uma gestão integrada dos serviços e ações entre os diversos entes governamentais e a sociedade civil.