
Os deputados estaduais Alex Madureira (PL-SP) e Professora Bebel (PT-SP), ambos de Piracicaba, afirmaram ser contra os pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) em entrevistas exclusivas à TV TODODIA. O Governo de SP anunciou, na sexta (14), que a implantação deve ocorrer em 2027. Inicialmente, os equipamentos estavam previstos para começar a operar em novembro de 2026.
Em 2024, ambos disputaram a Prefeitura de Piracicaba: o parlamentar do PL ficou em terceiro lugar, com 23,67% dos votos (48.338 votos). A petista foi a quinta colocada, com 6,36% dos votos (12.979 votos).
Madureira, relator dos dois últimos orçamentos paulistas, disse ser contra as tarifas que seriam cobradas em trechos que englobam as cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
Apesar de ser da base do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o parlamentar afirma ter independência em seus posicionamentos sobre temas de interesse público.
O deputado comenta ainda que o potencial eleitoral de Tarcísio não será afetado caso a medida se concretize. O chefe do Executivo paulista pode tanto disputar a reeleição quanto pleitear a presidência da República.
OPOSIÇÃO
Bebel, que integra a oposição ao Tarcísio, criticou a eventual instalação de pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz.
A parlamentar pontuou que a medida, prevista para 2027, vai encarecer a vida dos moradores de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
Bebel questionou o modelo de concessões da administração de Tarcísio, afirmando que o estado gasta com melhorias para depois ceder equipamentos à iniciativa privada.
SAIBA MAIS
As tarifas dos pedágios previstos para a SP-304 devem custar até R$ 3, conforme divulgado pela TV TODODIA na quinta-feira (13).
De acordo com documentos aos quais a reportagem teve acesso, o modelo de pedágio será o free flow, no qual a tarifa é cobrada automaticamente, sem que os motoristas precisem parar para realizar o pagamento, por meio de tags inseridas nos veículos ou do reconhecimento das placas via câmeras.
O investimento previsto é de R$ 6 bilhões ao longo de 385 quilômetros de diversas rodovias da chamada Rota Mogiana. O governo de São Paulo afirma que a concessão permitirá melhorias nos trechos, como 60 quilômetros de duplicações, 53 quilômetros de faixas adicionais e terceiras faixas, 118 quilômetros de acostamentos ampliados ou implantados e 32 quilômetros de marginais.
Também estão previstos 17 passarelas, 23 novos pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte especiais, garantindo mais segurança viária e fluidez no trânsito.