
Um corpo, aparentemente do sexo masculino, foi encontrado em avançado estado de decomposição na tarde deste domingo (16), na área rural de Cosmópolis, em uma região conhecida como Matão, pertencente a uma usina. O local é frequentemente utilizado por trilheiros e motociclistas.
Segundo a Guarda Municipal, motociclistas que passavam pela trilha avistaram o corpo e acionaram as autoridades. A Guarda Municipal e a Defesa Civil realizaram uma varredura na área, considerada de difícil acesso.
Varredura e localização do corpo
De acordo com o inspetor Abranches, da Guarda Municipal, o estado avançado de decomposição impossibilitou, num primeiro momento, identificar sinais de violência.
“Chegou uma informação para nós da Guarda Municipal e da Defesa Civil de que, por uma trilha de motos, eles avistaram um corpo de uma pessoa. Nós começamos a fazer a varredura da área e logramos êxito em localizar esse corpo, em uma área de difícil acesso”, disse o inspetor.
Perícia é acionada
Após a constatação de que se tratava de um corpo humano, a Guarda Municipal acionou a Polícia Civil, a Polícia Científica e a funerária. As equipes isolaram a área até a chegada da perícia.
Participaram da ocorrência equipes da Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Militar e da funerária Imperius.
Vestimentas podem auxiliar na identificação
A vítima usava tênis azul escuro da marca Nike, camiseta preta com estampa de academia, bermuda cinza escura e uma corrente de ouro. Devido ao estado do corpo, outras características físicas não puderam ser verificadas.
As roupas são semelhantes às usadas pelo professor André Gomes Menezes, desaparecido em Limeira desde 12 de novembro de 2025. No entanto, não há confirmação oficial de que o corpo seja dele.
O inspetor Abranches reforçou que a identificação depende exclusivamente da perícia.
“Eu não tenho essa afirmação cem por cento. Isso só será possível após a perícia técnica e, talvez, o reconhecimento dos familiares”, afirmou.
Outro ponto que dificulta a confirmação é que o veículo utilizado pelo professor no dia do desaparecimento não foi localizado na área. Documentos e celular também não foram encontrados.
Investigação segue no IML
O caso foi registrado como encontro de cadáver. O corpo foi encaminhado ao IML, onde passará por exames que devem identificar a vítima e apontar as possíveis causas da morte.
Os familiares do professor André Gomes Menezes estão no DP de Cosmópolis acompanhados por uma advogada, que informou à TV TODODIA que só irão se pronunciar após a confirmação oficial da perícia.





