A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) confirmou que está adotando a “modalidade diferenciada de entrega” em 29 bairros de Hortolândia, mas somente para encomendas.
A situação foi mostrada por uma reportagem da TV TODODIA na última sexta-feira (19). Quem chamou a atenção para a situação foi o vereador Dionata Domingues (PP), em moção aprovada na Câmara no último dia 15.
Questionamentos
“Tenho sido procurado e questionado por muitos munícipes, acredito que a grande maioria dos vereadores também, é uma demanda antiga junto aos Correios, essa dificuldade em cumprir essas entregues da forma que deveria ser feito (pela empresa). É dever dos Correios garantir o acesso universal ao serviço postal, considerando seu essencial interesse público e assegurando à população igualdade de condição de recebimento de suas correspondências”, afirmou o parlamentar.

“Questões de segurança”
Questionada, a empresa informou à reportagem que “a distribuição de encomendas nesses bairros, por questões de segurança, está sendo realizada por modalidade diferenciada de entrega, ou seja, por meio da retirada em unidade dos Correios”.
Os Correios garantiram que se trata de uma “condição temporária”, e que a empresa “está trabalhando para restabelecer a rotina de entregas nessas localidades”. Segundo a empresa estatal, no entanto, “a distribuição domiciliária de correspondências está ocorrendo normalmente nos bairros citados de Hortolândia”.

Onde retirar as encomendas
A orientação da estatal é para os clientes da região acompanharem o rastreamento dos objetos postais pelo site ou app Correios.As encomendas podem ser retiradas pelos destinatários nas seguintes agências:
- Agência de Correio Cidade Hortolândia – Rua Libero Badaró, nº 471, Jardim Santa Rita de Cássia
Centro de Distribuição Domiciliária Hortolândia – Rua Senhorinha Matilde da Silva, nº 134, no Remanso Campineiro.
Agência de Correio franqueada De Lucca – Rua Doutor Leandro Luis de Carmargo dos Santos, nº 41, Vila São Francisco.
A estatal diz lamentar os transtornos aos clientes, e garante que segue à disposição da população pelo telefone 4003-8210 ou pelo site www.correios.com.br.
Entenda o caso
Segundo o vereador Dionata Domingues, estão na lista de restrição de entregas de encomendas, atualmente, 29 bairros de Hortolândia.
São eles: os Jardins Amanda I e II, Bela Vista, Boa Esperança, Carmem Cristina, Laranjeiras, Estefânia, Minda, Nossa Senhora Auxiliadora, Nova América, Nova Hortolândia I e II, Novo Ângulo, Novo Horizonte, Residencial Firenze, Santa Luzia, São Camilo, São Jorge e Recanto do Sol.
Constam também na lista as Chácaras Planalto e Recreio 2000, o Condomínio Grota Azul, o Conjunto Habitacional Primavera, os Parques Bella Ville, Orestes Ongaro e Terras de Santa Maria e as Vilas América, Real, Real Continuação, Real Santista e São Pedro.
“Esses são os bairros em que os Correios justificam o atrasado nas entregues por dizer que são bairros que oferecem risco. Mas qualquer correspondência de empresa privada e do próprio Sedex, chega. Então os Correios precisam rever como está fazendo a qualificação desses bairros, que eles dizem que oferecem risco”, completou o parlamentar.