
Cosmópolis deu um passo importante rumo a um futuro mais sustentável com a inauguração de sua primeira microfloresta urbana. O projeto é fruto de uma lei aprovada em 2025, que autoriza a criação de pequenas florestas dentro do espaço urbano, reunindo espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado.
Não são apenas árvores agrupadas
Segundo o professor e incentivador do projeto, Rafael Beling, a iniciativa vai além do plantio de árvores: “Você vai ter aqui dentro do ambiente urbano a experiência de vivenciar o que é uma floresta. Esse espaço vai ter frutas, flores, sombra e até a redução da poluição sonora.”
Benefícios
Ainda que os resultados mais visíveis demorem alguns anos, as mudanças já começam a ser sentidas. “A partir do primeiro e segundo ano já começam a aparecer frutos, sombra e mudanças no espaço. Mas a natureza tem o tempo dela. Esse plantio é para as futuras gerações colherem os benefícios”, explicou Rafael.
O professor destaca que a ação deve ser encarada como o início de uma transformação. “É muito importante que a população se empodere disso e que esse seja apenas o primeiro de muitos outros espaços espalhados pela cidade. As cidades do futuro precisam de árvores e de grandes árvores”, reforça.
Primeiro plantio
Mais de 200 mudas foram plantadas nesta etapa inicial, em área localizada na região central da cidade. O objetivo da Prefeitura é ampliar o projeto para outros pontos do município, garantindo qualidade de vida, contato com a natureza e preservação ambiental para a população.