quinta-feira, 12 fevereiro 2026
DESENVOLVIDO PELO BUTANTAN

Cosmópolis inicia vacinação contra dengue para profissionais da linha de frente

Imunizante do Butantan começa a ser aplicado em agentes de saúde após município registrar mais de mil casos em 2025
Por
Thayla Nogueira
Cosmópolis iniciou no dia 9 de fevereiro a vacinação contra a dengue com a aplicação da Butantan-DV. Foto: Thayla Nogueira/TV TODODIA

Cosmópolis iniciou em 9 de fevereiro a vacinação contra a dengue com a aplicação da Butantan-DV, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O município está entre as 645 cidades paulistas contempladas com as doses.

Nesta primeira etapa, a campanha é destinada a agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e demais profissionais que atuam diretamente no enfrentamento da doença. A estratégia segue recomendação da Secretaria Estadual de Saúde e integra o PNI (Programa Nacional de Imunizações).

“Essa vinda da vacina faz parte do Programa Nacional de Imunizações. Neste ano nós já recebemos um lote da vacina contra a dengue e, a partir de agora, ela passa a fazer parte do calendário desse programa”, afirmou o secretário de Saúde, Edimar Lopes.

Ampliação dependerá da disponibilidade
Segundo o secretário, a ampliação para outros públicos deve ocorrer gradualmente, conforme a disponibilidade de doses. “No primeiro momento, devido à produção, apenas o pessoal da linha de frente vai receber a imunização. Conforme for passando o período, elas vão ser disponibilizadas para a população em geral”, explicou.

Vacina é tetravalente e de dose única
De acordo com a Secretaria de Saúde, a Butantan-DV é uma vacina tetravalente e de dose única, característica apontada como facilitadora para a logística e para ampliar o potencial de cobertura. “No caso da dengue, é um grande avanço. Chegamos a uma vacina tetravalente de dose única, isso é extremamente especial”, destacou Edimar Lopes.

Cosmópolis teve alta de casos em 2025
A vacinação ocorre após um ano de alta nos registros no município. Em 2025, Cosmópolis confirmou 1.294 casos de dengue, com 90% autóctones, conforme a Secretaria de Saúde. “Foi uma epidemia que atingiu praticamente toda a Região Metropolitana de Campinas, e Cosmópolis não foi diferente”, afirmou o secretário.

Além da imunização, a Prefeitura informou que mantém ações contínuas de orientação, visitas domiciliares e bloqueios nos bairros com registros da doença.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também