sábado, 5 julho 2025
DUAS DÉCADAS DE SUAS

Cosmópolis realiza Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

Temas abordaram desde a ampliação do acesso aos serviços socioassistenciais até os desafios relacionados ao financiamento nas três esferas de governo
Por
Thayla Nogueira
Participantes foram divididos em grupos temáticos, onde discutiram os cinco eixos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social | Thayla Nogueira

O auditório do CEU Andorinhas sediou, na sexta-feira (4), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cosmópolis, reunindo representantes do poder público, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), usuários da rede e organizações da sociedade civil.

Com o tema “20 anos do Suas: Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento teve como objetivo avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento da política de assistência social no município.

Secretária municipal de Promoção Social, Fran Oliveira, destacou a importância da escuta ativa. “A assistência social não é caridade, é um direito. A conferência tem como objetivo ouvir técnicos, trabalhadores e usuários, para que juntos possamos construir políticas públicas mais eficazes e humanas.”

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Edineide Inácio, reforçou o papel do conselho no controle social da política pública.

“Essa é uma oportunidade de refletirmos sobre os avanços e desafios dos 20 anos do SUAS. É um momento importante de escuta dos usuários e trabalhadores para aperfeiçoar o atendimento em nossa cidade.”

Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos temáticos, onde discutiram os cinco eixos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Os temas abordaram desde a ampliação do acesso aos serviços socioassistenciais até os desafios relacionados ao financiamento nas três esferas de governo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também