
O auditório do CEU Andorinhas sediou, na sexta-feira (4), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cosmópolis, reunindo representantes do poder público, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), usuários da rede e organizações da sociedade civil.
Com o tema “20 anos do Suas: Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento teve como objetivo avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento da política de assistência social no município.
Secretária municipal de Promoção Social, Fran Oliveira, destacou a importância da escuta ativa. “A assistência social não é caridade, é um direito. A conferência tem como objetivo ouvir técnicos, trabalhadores e usuários, para que juntos possamos construir políticas públicas mais eficazes e humanas.”
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Edineide Inácio, reforçou o papel do conselho no controle social da política pública.
“Essa é uma oportunidade de refletirmos sobre os avanços e desafios dos 20 anos do SUAS. É um momento importante de escuta dos usuários e trabalhadores para aperfeiçoar o atendimento em nossa cidade.”
Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos temáticos, onde discutiram os cinco eixos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Os temas abordaram desde a ampliação do acesso aos serviços socioassistenciais até os desafios relacionados ao financiamento nas três esferas de governo.