quinta-feira, 18 abril 2024

Covid-19: Atendimentos disparam em UPA de Hortolândia

A Unidade Respiratória da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Nova Hortolândia, destinada para pacientes com Covid-19, está atendendo uma média de 150 pessoas por dia desde o início do mês, em Hortolândia. No mês passado, a média de atendimentos diários era de 67 pessoas, ou seja, mais que dobrou. Os dados foram divulgados pelo prefeito Angelo Perugini (PDT) durante live nesta quarta-feira (8). 

“Significa o que? Significa que a unidade respiratória está lotada, cheia de gente. Quem não acreditava que o contágio é perigoso, agora tem esses números. Está provado pela matemática, não faz o isolamento acontece a contaminação. Quantas pessoas vão perder a vida por causa do excesso de pessoas na rua?”, questionou o prefeito. 

Em abril, a média de pessoas atendidas por dia na Unidade Respiratória era de 21 e em maio de 30 pessoas. Perugini também destacou que antes da flexibilização da quarentena, que durou todo o mês de junho, Hortolândia tinha 181 casos de coronavírus. Agora são 797. 

“É uma subida exagerada. A retomada responsável muita gente não entendeu como responsável. Depois que foi anunciada, as pessoas passaram a sair mais a passeio, isso é preocupante”, aponta o chefe do Executivo. “Teve quantidade grande de aglomerações, festas em chácaras, muita irresponsabilidade”. 

Perugini mostrou dado da prefeitura que informa que a ocupação de leitos na RMC (Região Metropolitana de Campinas) é de 90% nos últimos sete dias. “Campinas está tudo ocupado, temos 30 moradores de Hortolândia em UTI na região e na Capital. Aumentou demais a procura dos leitos de UTI. Nossa batalha agora é rigor para as restrições e compromisso”. 

O prefeito comemorou o anúncio do governo do Estado de que o hospital de campanha do Ibirapuera será referenciado para atender pacientes da região de Campinas. 

“É fantástico, tenho que agradecer ao governador (João Doria). A equipe médica é experiente com os casos da capital, quem vai para lá estará nas melhores mãos. E isso vai dar um desafogo para a ocupação de leitos na região”, disse Perugini. 

O prefeito voltou a frisar que não multará as pessoas flagradas sem máscara. “A economia já está apertada demais. Aqui não é Europa. Quem tiver sem máscara vamos entregar uma e orientar a pessoa para ir para casa”, afirmou. 

MISSAS E CULTOS SUSPENSOS  

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público, o prefeito Angelo Perugini determinou o fechamento de atividades religiosas e cultos presenciais, uma vez que a região voltou à fase vermelha e só podem funcionar atividades essenciais. 

A promotora de justiça Renata Brandão Iazzarini havia pedido informações à prefeitura em 24 horas, mas a administração atendeu a recomendação ainda nesta quarta, autorizando essas atividades somente por meios virtuais. 

“Prevíamos que poderíamos manter os templos e igrejas abertos porque além da oração, o pastor e padre davam espírito e força. São líderes da cidade que precisam estar na frente da batalha, conversando com a população, para a pessoa voltar para casa com esperança e criar rede de proteção na cidade”, alegou Perugini durante a live de hoje, explicando porque as atividades religiosas ainda não tinham sido suspensas. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também